Localizada no sertão do São Francisco, no estado de Pernambuco, a cidade de Cabrobó foi batizada com nome indígena que significa “árvore de urubus” e é conhecida também como “Cabrobó Terra da Cebola”.
A cebola desenvolve-se melhor em solos profundos, ricos em matéria orgânica, com boa retenção de umidade, bem drenados e "leves". Em geral, os solos de textura média, quando bem drenados, são os mais indicados por possuírem boas condições físicas e maior eficiência produtiva.
A cebola se desenvolve melhor em solos de textura média e com teores adequados de matéria orgânica. Estes devem ser livres de impedimentos físicos (camadas compactadas, adensadas e encrostamentos) e serem de boa drenagem para que favoreçam o bom desenvolvimento das raízes e dos bulbos.
O substrato deve ser fertilizado com algum composto orgânico (húmus de minhoca ou esterco curtido), terra e areia, na proporção de 1:1:1. Na sementeira, no vaso ou no jardim, o jeito de como plantar cebolinha com semente é o mesmo: coloque as sementinhas em covas de 1 cm de profundidade, com espaçamento de 15 cm.
A cebola (Allium cepa) é uma hortaliça de grande consumo em todo o mundo. A mesma é originária da Ásia Central, tendo sido cultiva na Índia e na China desde tempos remotos e levada para a Pérsia, onde se propagou por toda a África e Europa. A cebola foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.
Em geral, irrigar duas vezes por dia, uma pela manhã e outra pela tarde; sob condições de clima ameno e solo com alta capacidade de retenção de água, uma irrigação por dia pode ser suficiente. Com o crescimento das mudas, irrigar a cada 1 ou 2 dias, sempre no período da tarde, evitando-se excesso ou falta de água.
Isso porque, em geral, é muito fácil plantar cebola, então, os detalhes têm mais a função de contribuir para uma produtividade maior. O único cuidado básico é: faça tudo debaixo do sol.
A cebola estará pronta para colheita após 90 a 100 dias do plantio. Nesse período, cada semente desenvolverá 1 cebola (1 planta). Após esse período, caso você não faça a colheita, provavelmente elas começarão a se multiplicar e desenvolver mais cebolas embaixo da terra.
A cebola se desenvolve melhor em solos de textura média, (areno-argilosos ou argilo-arenoso), com pH de 6,0 a 7,0 ricos em matéria orgânica e de boa drenagem, que favoreçam um bom desenvolvimento das raízes e dos bulbos.
Quanto à cebola ela é um bolbo. Trata-se também de um caule especializado. Ela é composta por uma espécie de caule subterrâneo situado na base da cebola, rodeado por folhas modificadas dispostas em camadas. A cenoura e, já agora, o nabo e a beterraba, são raízes.
O maior produtor mundial de cebola é a China, que no ano de 2004 foi responsável por cerca de 32,7% da produção, sendo, também, o país que apresenta a maior superfície cultivada. Outros países, como a Índia, Rússia e Paquistão, se destacam entre os maiores produtores mundiais, com áreas acima de 100 mil hectares.
A principal microrregião produtora de cebola é a de Ituporanga, seguida pela do Tabuleiro. A produção de alho, que acontece principalmente nas microrregiões de Joaçaba e Curitibanos, deve ter um decréscimo na safra 2023/2024.
Cristóvão Colombo trouxe a cebola para as Américas. Os espanhóis a disseminaram através das Américas Central e do Sul (Swahn, 1997). Os navegadores portugueses ajudaram a disseminar a cebola pelo mundo no século XVI, pois eram grandes apreciadores desse bulbo.
Os municípios com maiores produções estão localizados no sul do Estado: São José do Norte, com média de 46.843 toneladas/ano, e Tavares, com 9.115 toneladas/ano.
A cebola (Allium cepa L.) é uma das hortaliças cultivadas mais importantes e de mais ampla difusão no mundo. Os primeiros registros de seu cultivo datam de cerca de 4.000 anos e foram encontrados no Egito, indicando que a domesticação da cebola iniciou-se muito tempo antes, sendo uma das hortaliças de uso mais antigo.
O melhor desempenho pode ser obtido em clima ameno sem os extremos de frio e calor e chuvas excessivas, no entanto, a cebola pode resistir a temperaturas de congelamento. Ela requer cerca de 70% de umidade relativa para um bom crescimento.
A cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas. Se optar pelo cultivo por sementes, faça o plantio diretamente no local definitivo ou em sementeiras.
A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.
Plantar cebolinha também exige um solo úmido, fértil e bem drenado. Você pode utilizar solo rico em ferro (terra vermelha) e acrescentar húmus, na proporção de uma parte de húmus para duas partes de terra vermelha.