A textura aerada e fofa da Terra Vegetal All Garden ajuda a melhorar a circulação de ar e a retenção de água no solo, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das raízes e a absorção eficiente dos nutrientes pelas plantas.
Três componentes regem a textura de uma terra : a argila, os limos e a areia. A argila torna a terra maleável, adesiva. As terras argilosas são às vezes chamadas "barro" ou "terra de olaria".
O tipo de textura do solo indica a proporção quantitativa de argila, silte ou areia na sua composição. Esta proporção depende do tipo de rocha e do intemperismo que ela sofreu, ou seja, do conjunto de processos mecânicos, químicos e/ou biológicos que determinaram a decomposição ou desintegração desta rocha.
A preta, de origem vegetal, é comum ao lado dos vales e dos rios onde a argila e a serapilheira se acumulam (serrapilheira é o acúmulo de folhas e restos orgânicos no pé das árvores). Esta terra é ótima em estrutura por ter muita matéria orgânica, é leve, bem drenada, rica em nutrientes.
Qual a diferença entre terra comum e terra vegetal?
Como já comentamos, a terra vegetal se difere do solo comum por ser misturada com os restos de plantas mortas, que servem como fertilizante. Ela pode ser confundida com os substratos e compostos orgânicos, mas, há diferença entre esses produtos!
QUAL TERRA USAR NAS PLANTAS - TERRA VEGETAL, SUBSTRATO, VERMELHA??
Qual é a terra vegetal?
A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.
Apesar de a terra vegetal ser uma excelente fonte de nutrientes para a planta, usar somente ela nos cultivos não é recomendado. Isso porque mesmo ficando mais tempo fofa, ela fica compactada com o tempo. Sendo assim, não use somente a terra vegetal.
A terra adubada também pode ser feita com cascas de bananas, por isso, se as tiver em casa, guarde! Tudo o que você precisa fazer é cortá-las em pequenos pedaços e fervê-las com muita água por, pelo menos, 15 minutos.
A terra preta, conhecida também como terra marrom, é uma terra presente em abundância em florestas e matas mais isoladas. A sua presença pode ser caracterizada em uma camada mais superficial do solo, local onde os animais morrem e se decompõem. Por conta disso, é considerado o melhor tipo de terra.
Também conhecida por terra vegetal, é rica em matéria orgânica, principalmente húmus, o que aumenta a retenção da umidade, disponibiliza boa quantidade de nutrientes importantes para desenvolvimento das raízes, e tem boa aeração.
No campo, a textura pode ser percebida pelo manuseio de amostras. Umedecendo-se uma porção do solo, trabalha-se com ela entre os dedos atentando-se para a sensação tátil. O manuseio de amostras é um bom método para se definir a textura do solo.
No que diz respeito ao arejamento, infiltração e capacidade de retenção de água e nutrientes bem como penetração dos raios solares. Situa-se na posição intermédia entre o solo argiloso e arenoso.
Três grupos principais de classes texturais são conhecidos: solo arenoso, argiloso e franco. Dentro de cada grupo, classes texturais específicas fornecem uma idéia da distribuição de tamanho de partículas e indicam o comportamento das propriedades físicas do solo.
Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). Logo, com base na textura define-se cada um deles.
Embora seja composta de material rochoso, portanto sólido e aparentemente de grande resistência, é, na verdade, muito frágil. Sua espessura é variável, sendo maior onde há grandes montanhas e menor nas fossas oceânicas.
Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.
Qual a diferença entre terra adubada e terra vegetal?
O substrato, também chamado de “terra preparada”, é um produto usado para deixar as plantas e as suas raízes em um lugar. Assim, garante que elas não se movam. Agora, quando nos referimos à terra adubada, esse é um tipo de material que fornece alguns nutrientes necessários às plantas e flores, mantendo-as saudáveis.
Para saber qual é a melhor terra para horta, pegue um punhado nas mãos e aperte. Se o solo for arenoso, irá esfarelar, pois é seco e pobre em matéria orgânica. Se for argiloso, tenderá a ficar no formato da mão fechada, pois é rico em matéria orgânica.
O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio.
Já a terra vegetal é a mistura de terra in natura com restos de plantas decompostos, como folhas, caules, cascas e xaxim. Ela serve como alimento das plantas. É por meio dela que elas crescem e enraízam.
Substrato é tudo aquilo que é utilizado para substituir a terra por um rápido período de tempo, pois são feitos de produtos inertes ou que não possuem liberação de nutrientes, são materiais porosos e nao retém umidade.
Musgo esfagno, fibra de coco e vermiculita por exemplo, retém água. Já a areia grossa, a perlita, carvão e os materiais de “pedaços” graúdos irão facilitar o escoamento da água, são portanto usados nos substratos de plantas que não gostam de solo úmido.
A cobertura do gramado, também chamada de condicionamento (o termo condicionamento é um tanto genérico), consiste na prática de cobrir o gramado com uma fina camada de substrato, terra vegetal, ou areia.
Qual a diferença entre terra vegetal é húmus de minhoca?
O produto bom é aquele que não contém impurezas como: galinhos, restos de mato, papel etc e que tem os ovinhos das minhocas que irão colonizar o solo. A terra vegetal é a mistura de solo “in natura” com uma camada de restos de vegetação decomposta, como: galhos, folhas, frutos, sementes, caules e cascas.
A intenção de acrescentar areia ao substrato é aumentar a permeabilidade dele. Portanto, essa terra vai reter menos água e evitar que a raiz da planta apodreça. Por isso é tão importante para os cactos e suculentas, que não precisam de regas muito frequentes.