Os povos guarani somam mais de 85 mil pessoas, sendo o mais populoso do Brasil. Destacam-se também os povos caingangues, ticuna, macuxi e yanomami. A região Norte concentra quase 45% de toda a população indígena do Brasil, com destaque para o estado do Amazonas, onde vivem 490 mil pessoas que se autodeclaram indígenas.
Especificamente, o grupo Korubo é conhecido como “caceteiro”, visto que sempre andam munidos de grandes cacetes que usam para a proteção própria. Formada por índios dakotas, entre outros povos, a grande nação sioux – que significa homens-búfalo – foi a mais aguerrida na defesa de seu território.
Raposa Serra do Sol - Como surgiu a maior reserva indígena em área contínua do mundo ( 04' 02" ) O dia 15 de abril de 2005 marcou a história dos 15 mil índios das tribos macuxi, wapichana, ingarikó e taurepang, localizadas em Roraima.
Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.
Nós podemos aprender muito com essas tradições e por isso selecionamos personalidades indígenas brasileiras que se destacaram em suas áreas e recomendamos seguir nas mídias:
Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país. Nascido em 1930, no Mato Grosso, na vila Krajmopyjakare, hoje conhecida como Kapôt, ele pertence ao povo Kayapó e aprendeu português com os irmãos Villas-Bôas.
Pelos dados de 2006 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os índios guaranis formam o maior agrupamento indígena brasileiro, com quase 10% dos 454 mil índios que habitam o território nacional atualmente.
Parte de uma população conhecida como povo de Lagoa Santa, Luzia foi tida como a mais antiga brasileira já encontrada, com idade estimada por Feathers et alii, a partir de evidências indiretas, em até 16,4 mil anos, mas há dúvidas sobre essa antiguidade, aceitando-se em geral c. 11,5 mil anos.
A Terra Indígena Yanomami (AM/RR) era a que tinha o maior número de indígenas (27.152), seguida pela Raposa Serra do Sol (RR), com 26.176 habitantes indígenas, e pela Évare I (AM), com 20.177.
Os povos guarani somam mais de 85 mil pessoas, sendo o mais populoso do Brasil. Destacam-se também os povos caingangues, ticuna, macuxi e yanomami. A região Norte concentra quase 45% de toda a população indígena do Brasil, com destaque para o estado do Amazonas, onde vivem 490 mil pessoas que se autodeclaram indígenas.
Segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil registrou à época a existência de 274 línguas indígenas no país, onde vivem 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias.
A aldeia Belém do Solimões é a maior comunidade indígena do Brasil, com mais de 5 mil moradores, que vivem na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, a mais de 1.000 quilômetros de Manaus.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, o território era habitado por diversas nações indígenas, cada uma com sua cultura, língua e tradições únicas. Essas sociedades desempenharam um papel fundamental na formação da identidade brasileira e na interação com os colonizadores europeus.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem 225 povos indígenas, além de referências de 70 tribos vivendo em locais isolados e que ainda não foram contatadas. Um dos maiores povos indígenas existentes no Brasil é o Guarani.
Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras.
Os indígenas já chamavam a terra de Pindorama (que significa “terra livre dos males”). Posteriormente, com a chegada dos portugueses, esse território recebeu vários nomes, como Ilha de Vera Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, entre outros, até ser chamada de “Brasil” em 1527.
O Brasil tem cerca de 1,7 milhão de indígenas autodeclarados de 305 etnias, o que representa 0,83% do total de habitantes do país, de acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nascido no Mato Grosso, Raoni é considerado uma das maiores lideranças indígenas na atualidade. Indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 2020, o cacique assume protagonismo político em defesa da natureza desde a infância.
O município que lidera a tabela é Uiramutã, em Roraima, com 96,6% de sua população indígena. Além dele, outros destaques são Santa Isabel do Rio Negro (96,2%) e São Gabriel da Cachoeira (93,2%), ambos no Amazonas.