O mirtilo, também conhecido como blueberry em inglês, é uma fruta originária da América do Norte, pertencente à família das Ericaceae. Sua característica cor azul-arroxeada é um convite visual à sua riqueza nutricional.
Mirtilo ou blueberry é o nome dado para uma fruta nativa da parte norte do mundo, muito comum na América do Norte e Europa. Ele também é conhecido como arándano e uva-do-monte. Suas principais características são a cor azul-escura e o formato arredondado e achatado.
O mirtilo (Vaccinium myrtillus) destaca-se por ser uma fruta "azul", que é conhecida também como blueberry (termo em inglês). O alimento foi introduzido no Brasil apenas na década de 1980, quando começou a ser cultivado na região sul do país.
O pigmento que dá a coloração “azul” para o mirtilo é chamado antocianina. Ele é parte do grupo dos flavonoides, presente em diversas plantas. Essa classe de pigmentos dá a cor forte para algumas frutas e legumes, como o roxo da beterraba e o vermelho escuro da cereja.
Apresenta em seu interior muitas sementes e tem sabor doce- ácido a ácido. Esta fruta ganhou destaque devido às suas muitas propriedades medicinais. O mirtilo é conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, incluído-se no grupo das pequenas frutas, junto com a amora, morango, framboesa e fisalis.
Aliás, segundo o site da ONG Banco de Alimentos, não existe nenhuma fruta verdadeiramente azul na natureza. Apenas em laboratório ou em editores de imagem é possível fazer com que isso se torne realidade. Isso porque a pigmentação azul se degrada muito mais rápido que as outras cores.
O mirtilo, também chamado de blueberry, é uma fruta pouco conhecida no Brasil, mas que tem uma grande variedade de vitaminas e minerais. O alimento possui antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vários outros nutrientes que beneficiam o organismo.
O consumo do mirtilo pode ser feito com a fruta pura, ou mesmo em sucos, vitaminas e em diversas receitas. No Brasil, por não ser o país de origem do mirtilo, encontramos essa fruta com mais facilidade em formato de suplementos.
O quilo do frutinho agridoce com casca roxa não sai por menos de R$ 100 e, dependendo da época, pode chegar a R$ 200. O motivo é óbvio: nativo de países de clima temperado, não se adapta facilmente às condições de solo e temperatura mais comuns em terras tropicais.
Pequena e avermelhada, a cranberry é uma fruta originária da América do Norte e que ficou famosa pelo seu sabor que mistura a acidez com a doçura. No Brasil, ela também leva outros nomes, como oxicoco e mirtilo-vermelho, e geralmente, é encontrada na forma desidratada ou encapsulada.
Se estamos falando de frutas caras, não tem quem vença o melão Yubari. Também conhecido como o melão rei, ele é uma produção exclusiva da pequena cidade de Yubari, no Japão, desde os anos 50.
Quando o assunto é cor, alguns estudos apontam que grande parte das pessoas têm o azul como cor favorita. Isso se justifica já pela diversidade de azuis que existem: 111 tons diferentes catalogados.
Azul é uma das cores elementares, que na Teoria das Cores são chamadas de “primárias” ou “básicas” porque não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. Enquanto pigmentos, as cores primárias são azul, amarelo e vermelho.
Vinda da América do Norte, essa frutinha, conhecida como mirtilo, talvez seja o alimento natural cuja cor mais se aproxime do azul. Quem dá sua peculiar tonalidade arroxeada são as antocianinas, antioxidantes que combatem o envelhecimento.
são ricos em vitaminas B e C, e manganésio. possuem um grande teor de fibras. contêm altos níveis de antioxidantes. fornecem boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, sódio, zinco, cobre e ácido fólico.
O mirtilo é uma baga do gênero Vaccinium. Foi introduzido no Brasil pela Embrapa na década de 80, na região sul, onde os invernos rigorosos proporcionaram boa adaptação da planta, principalmente nas regiões de maior altitude. O Mirtilo recebe essa denominação no Brasil.
Cranberry: Origem: América do Norte Benefícios: rico em antioxidantes, vitamina C e fibras. Contribui para a saúde do trato urinário. Curiosidade: seu sabor é levemente ácido e refrescante. Blueberry (mirtilo): Origem: América do Norte, Europa e Ásia Benefícios: ação antioxidante e fonte de vitaminas C e K.
O mirtilo é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas, substâncias que possuem efeito antiinflamatório e ajudam na prevenção de câncer. Esses componentes são os responsáveis pela cor azul do mirtilo e também o que confere à fruta uma alta quantidade de antioxidantes.
O mirtilo, também conhecido em algumas regiões como "blueberry" (termo em inglês), é uma fruta azul que se destaca por seu sabor doce e levemente ácido.
Também chamada de blueberry, a pequena fruta é rica em antioxidantes e seu sabor é ótimo para incrementar diferentes tipos de doces. Bastante cultivado nos Estados Unidos e na Europa, o mirtilo (Vaccinium myrtillus) é uma fruta azul que vem conquistando chefs e agricultores brasileiros.
Por que o mirtilo é tão caro? p>O mirtilo é típico de países com climas temperados. Dessa forma, há poucas plantações da fruta no Brasil, o que encarece a fruta na hora da compra.
O mirtilo, também conhecido em algumas regiões como blueberry, é uma fruta muito rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, proteger o fígado, controlar a diabetes e a melhorar a memória.
Isso acontece porque o blueberry é originado de temperaturas temperadas, como as da América do Norte e da Europa. Assim, o clima tropical brasileiro acaba prejudicando o seu plantio.