O esquema de letras possui duas classificações: “A a Z”: primeiro sempre fará referência a deficiências, proibições e acessórios essenciais para conduzir o veículo. Esquema de três letras: descreve as habilidades do motorista, a capacidade de transporte especial de passageiros e de cargas específicas.
O que significa cada letra da carteira de habilitação?
S - Obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchas. T - Vedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido. U - Vedado dirigir após o pôr-do-sol. V - Obrigatório o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual.
Eles serão identificados por letras e desenhos das carrocerias. Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”.
Se tiver a letra P, significará que o motorista tem “Permissão para Dirigir”. Já o D é indicativo de que aquela carteira é o documento “Definitivo”. O novo modelo de habilitação terá verde e amarelo como cores predominantes, além de gráficos coloridos. O objetivo é dificultar possíveis falsificações e fraudes.
D - Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática. E - Obrigatório o uso de empunhadura no volante. F - Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica. G - Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática.
CONHEÇA TODAS AS LETRAS DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
O que significa a letra Z na CNH?
A letra Z é colocada no documento de condutores com visão monocular, ou seja, pessoas que dispõem apenas de um olho. Esses condutores podem ter acesso as categorias A (motocicletas) e B (automóveis) desde que se adaptem utilizando, por exemplo, capacetes com maior abertura e retrovisores maiores.
Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.
A CNH D é destinada aos motoristas que buscam permissão para conduzir veículos de transporte de passageiros. Estar legalmente apto para dirigir ônibus de turismo, por isso, só é possível com a habilitação de categoria D.
C1 – conduzir automóveis pesados, usados para transporte de cargas de até 7500 kg, autorizado reboque, desde que não ultrapasse 750 kg; BE, CE, C1E, D1E – categorias que envolvem veículos pesados, com ou sem reboque (ou semirreboque) e limite máximo de peso. Pode ter também requisitos de idade e tempo de habilitação.
Na sequência vem uma letra, que pode ser P ou D. “P” é para quem está com a permissão, ou seja, tirou a CNH há menos de um ano. “D” é definitiva, ou seja, quem já é habilitado há mais de um ano.
Na categoria "D", o habilitado pode conduzir veículos de até 8 passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. E claro, também tem permissão para conduzir veículos das categorias "C" e "B".
Você já reparou na série de letras e siglas na CNH? Elas foram criadas para registrar as características específicas de cada condutor. Um exemplo são as possíveis restrições que eles podem ter, ou o fato de trabalharem dirigindo.
Qual a diferença entre a carteira tradicional e a para PcD? Basicamente, o que muda entre a CNH tradicional e a CNH PcD é que, para obter a segunda, o motorista precisa ser avaliado por uma junta médica, que dará um laudo para atestar o tipo de deficiência e as adaptações no veículo que podem ser necessárias.
Esse exemplo fictício ajuda a entender a importância do Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – muito conhecido pela sigla MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos). Entre os cursos presenciais oferecidos pelo SEST SENAT, esse é um dos campeões de procura.
Já a Restrição G se aplica quando for caracterizada uma monoparesia de membro inferior esquerdo, uma vez que esta deve ser utilizada tanto para transmissão automática quanto para embreagem manual, ou seja, quando são aplicadas as famosas “borboletas” ao lado do volante para a pessoa com deficiência conseguir trocar as ...
Sempre lembrando que as letras A,B e X não geram direito a isenção para a compra do carro PCD com isenção. Antes, as restrições vinham por extenso, tornando possível que qualquer pessoa pudesse entender a restrição. Porém, a lei sofreu alteração, e essa indicação passou a vir em forma de código.
A observação "exerce atividade remunerada" deverá ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que passar a exercer atividade remunerada com o veículo. A validade da CNH será a menor entre o exame médico e a avaliação psicológica.
É permitido dirigir com óculos sem constar na CNH?
162 VI). Caso o condutor seja parado em fiscalização e tiver restrição A anotada em sua CNH, basta comprovar ao agente o uso das lentes de contato ou dos óculos no ato, durante a condução do veículo."
Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.
Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg. Em todos os casos, é mantida a lotação máxima de oito pessoas mais o motorista.
O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).
A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.
A Lei nº 14.071/2020, em vigor desde o dia 12 de abril 2021, revogou o dispositivo do CTB que previa a substituição do Prontuário Geral Único - PGU (documento de habilitação antigo sem foto) pelo modelo atual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).