Qual é a única situação em que é permitido a utilização do FGTS tendo um imóvel no seu nome?
O uso do FGTS é permitido somente para imóveis residenciais, ou seja, não pode ser utilizado para imóveis comerciais; Se o primeiro imóvel foi adquirido com uso do FGTS, há um prazo de 3 anos de diferença para utilizar o FGTS na compra do segundo imóvel. Esse prazo é contado a partir da matrícula do primeiro imóvel.
Por exemplo: se o imóvel que possui em seu nome está quitado e localizado em outra região metropolitana que não faça limite com a região do imóvel que deseja comprar, sim, você poderá utilizar os valores do FGTS.
A primeira condição para usar o seu FGTS na compra de um segundo imóvel é já ter trabalhado três anos, no mínimo, com carteira assinada, ou seja, sob o regime CLT. Vale lembrar que esse período não precisa ser necessariamente consecutivo.
Quando não é permitido usar o FGTS no financiamento?
Você não pode usar o FGTS para
Reformar ou aumentar seu imóvel; Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo; Comprar material de construção; Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.
Quais as regras para usar o FGTS na compra de imóvel?
A quantidade de dinheiro do FGTS a ser usada para a aquisição de um imóvel está sujeita a diferentes cenários. O fundo pode ser empregado como entrada, representando no mínimo 20% do valor total do imóvel. Outra opção é utilizá-lo para reduzir em até 80% o montante das prestações ao longo de 12 meses consecutivos.
REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEL
Quem já tem imóvel pode usar FGTS para amortizar financiamento?
O FGTS oferece flexibilidade ao adquirir o segundo imóvel, pois você pode optar por utilizar o saldo que já possui ou como garantia de empréstimo. Além disso, se optar por outra linha de crédito, o seu FGTS permanece com você e pode utilizá-lo para outras finalidades.
Imóvel comercial: O FGTS pode ser utilizado exclusivamente para imóveis residenciais, não sendo permitido para imóveis comerciais; Prazos: Caso o primeiro imóvel tenha sido adquirido com o FGTS, é necessário aguardar um prazo de 3 anos a partir da matrícula do primeiro imóvel para utilizar o FGTS na compra do segundo.
Quais são as situações em que o FGTS pode ser sacado?
É possível sacar o FGTS mesmo trabalhando. Existem várias situações em que você pode fazer isso, como o Saque-Aniversário, compra de um imóvel, desastres naturais, aposentadoria, ter mais de 70 anos, entre outros. Saiba mais: Quem tem direito ao FGTS e como resgatar o valor?
É possível usar o FGTS para comprar imóvel em outra cidade?
Posso usar o FGTS para comprar um imóvel em qualquer lugar? Não, segundo as regras para uso do FGTS, o imóvel a ser adquirido deve estar situado: No município onde o proponente exerce sua ocupação principal; ou município limítrofe; ou município integrante da mesma região metropolitana.
São aceitos pelo banco como comprovantes de residência os seguintes documentos: contas de utilidades públicas (água, luz, gás, telefone fixo ou celular, internet, TV por assinatura, carnês do IPTU ou IPVA); boletos bancários (mensalidade escolar/faculdade, plano de saúde, condomínio, cartão de crédito, financiamento ...
Para validar o uso do FGTS na reforma, é imperativo apresentar documentação sólida que ateste a propriedade do imóvel. Isso pode incluir a escritura, registro em cartório ou contrato de compra e venda, sendo essencial para o processo de liberação dos recursos.
Não, atualmente não é possível utilizar o FGTS para comprar um veículo. O benefício tem uma série de modalidades de saque permitidas, como aquisição da casa própria, aposentadoria, doenças graves, entre outras, porém a compra de veículo não está incluída nessas modalidades.
Quem já tem um imóvel pode financiar outro pela Caixa?
A CAIXA te ajuda com o financiamento mesmo que você já possua imóvel em seu nome. Com o SBPE, você pode financiar em até 35 anos o seu imóvel residencial ou comercial, novo ou usado.
Não existem restrições para venda de imóveis comprados com uso do FGTS. Se você adquiriu o imóvel há menos de 3 anos com uso dessa iniciativa, esse imóvel não poderá ser comprado por outro com uso do FGTS dentro desse período.
Como fazer o saque do FGTS? O saque imobiliário é feito ao assinar o contrato de financiamento. O trabalhador que deseja usar o FGTS para comprar o imóvel deve solicitar o saque ao agente financeiro, que comunicará à Caixa. O agente financeiro é a instituição que o trabalhador usará para fazer seu financiamento.
O trabalhador pode utilizar o FGTS nas seguintes modalidades: Aquisição de imóvel residencial concluído; Aquisição de imóvel residencial em construção; Aquisição de imóvel da União em regime de ocupação/regularização fundiária e pagamento da remição do foro com consolidação do domínio pleno com o foreiro.
Geralmente, as linhas de crédito possuem juros baixos e há opções variadas de financiamento, o que permite com que você escolha a opção mais atrativa. Vale lembrar que você pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar casa na praia, se estiver dentro dos critérios previstos.
Tem como usar o FGTS para comprar eletrodomésticos?
Como usar o FGTS para adquirir eletrodomésticos? Para usar o FGTS na compra de eletrodomésticos, a antecipação do saque-aniversário é uma excelente alternativa. Com taxas de juros menores, essa modalidade permite efetuar pagamentos à vista, o que pode resultar em descontos significativos.
Confira a lista de Hipóteses do Saque do FGTS: Saque contrato por prazo determinado. Saque Rescisão Contrato de Trabalho por Acordo entre Empregador e Trabalhador formalizada a partir de 11/11/2017. Saque Rescisão por Culpa Recíproca ou Força Maior.
O governo brasileiro atualizou o calendário para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o ano de 2024. Esta medida permite que os trabalhadores retirem parte do saldo de suas contas de FGTS anualmente, durante o mês de seu nascimento.
Infelizmente, atualmente não é possível fazer o saque direto do FGTS para comprar um carro. No entanto, existe uma modalidade de saque chamada saque-aniversário que permite o uso do FGTS para essa finalidade. Essa modalidade é opcional e requer que o trabalhador indique seu interesse.
Pode ser utilizado o FGTS sem financiamento bancário? Sim, neste caso, chamamos este processo de “Aquisição á vista com F.G.T.S.” e o imóvel tem que ser quitado com recursos próprios/FGTS, pois a documentação também terá força de escritura pública, não podendo, desta forma, ficar saldo remanescente com o venderor..