🌟Segundo a mitologia, a vena amoris (veia do amor) está localizada no dedo anular esquerdo e é conduzida ao coração. Assim, a tradição representa a ligação direta do amor entre duas pessoas, por meio da aliança. E por acreditar na união dos laços e na conexão entre almas, surge a VENAMORE.
Segundo a lenda, os gregos acreditavam que uma veia especial, chamada de “Vena Amoris” ou “Veia do Amor”, ligava diretamente o dedo anelar ao coração. Essa crença simbólica de uma conexão direta entre o dedo anelar e o coração definiu o local perfeito para usar a aliança, como mencionado por Caldwell, H.
Você já ouviu falar da Vena Amoris? Há uma veia chamada de veia do amor, que liga nosso coração ao dedo anelar. Por isso inclusive que se usa tradicionalmente a aliança neste dedo. Por aqui a gente também acredita que a Onda Verde é uma chance das nossas mãos fazerem o que a gente sente no coração 💚
Nas tradições é sugerido que no dedo anelar sejam colocadas as alianças de namoro, noivado e casamento, pois segundo os romanos, existe uma veia ligada diretamente ao coração, chamada por eles de Vena Amoris, ou “veia do amor”.
Tudo porque acreditava-se que uma veia do dedo anelar esquerdo dava direto no coração – dado que a anatomia atual desmitificou. Era a vena amoris (“veia do amor” em latim).
Um sinal simples das mãos, unindo as pontas do polegar com o dedo indicador, formando um coração, ou finger heart, termo mais popular na web, viralizou mundo afora graças à influência do k-pop, gênero musical vindo da Coréia do Sul e que explodiu em meados de 2017.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização.
No Brasil, o dedo escolhido para as alianças de namoro é o anelar da mão direita com base em algumas lendas, mas alguns países mudaram um pouco essa tradição. Veja só! Nos Estados Unidos, França e Inglaterra, os casais usam as alianças de namoro na mão esquerda.
Segundo os chineses, a aliança é usada no no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo e assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família: Dedo Polegar: representa os pais.
É verdade que o dedo da aliança representa o coração?
O anel do dedo anelar simboliza principalmente o amor e a união, pois é conhecido como o dedo em que se coloca a aliança de namoro, noivado e casamento. Essa crença vem de uma tradição dos romanos, por conta de uma veia existente em nosso corpo chamada vena amoris, que conecta o dedo anelar ao coração.
Porque algumas pessoas usam aliança no dedo do meio?
O dedo médio representa responsabilidades, metas e restrições. Por estar posicionado no meio da mão, é interpretado como símbolo de equilíbrio e individualidade. O uso do anel no dedo médio também pode ser indício de desejo de estabilidade na vida.
É de conhecimento geral que o coração simboliza o amor. Mas, o que nem todos sabem é que esse sentimento é na verdade gerado pelo cérebro – sim, o coração acelerado, borboletas no estômago, a boca seca, rosto corado e suor nas mãos são causados por hormônios e neurotransmissores que circulam por todo corpo.
Antes de falar em noivado ou casamento, começamos com o primeiro dos pedidos – o namoro. No caso do anel de compromisso, a regra é uma só: a aliança é sempre usada no dedo anelar da mão direita.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.
As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.
Veias superficiais: estão localizadas mais próximas à nossa pele, podendo, inclusive, ser visualizadas. Veias profundas: estão localizadas mais internamente e podem estar sozinhas ou acompanhadas de artérias. As veias que acompanham as artérias são chamadas de satélites.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.
O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.
A aliança de casamento deve ser usada na mão esquerda, no dedo anelar. É difícil indicar com precisão a história dessa tradição, já que varia conforme a cultura, a religião predominante e a localização dos povos.
O anel solitário representa o amor e serenidade de uma relação entre duas pessoas, por isso, ele é muito usado para pedidos de casamento. Esse é um dos tipos de acessórios mais usados em todo o mundo devido sua rica simbologia.