Localização do Vasto lateral da coxa: Localizar o côndilo lateral do fêmur (joelho) e o trocanter e traçar uma linha imaginária entre eles. Dividir em três partes imaginárias. O vasto lateral da coxa fica no terço médio da linha, acima dela.
Trata-se de um músculo espesso e bem desenvolvido localizado na face anterolateral da coxa e com menor presença de nervos e vasos sanguíneos de grande calibre. Por essas razões, é indicado para todas as faixas etárias, especialmente nas crianças menores de dois anos de idade.
Quais as características do músculo vasto lateral da coxa?
O músculo vasto lateral é um músculo que compõe o quadríceps femoral e tem como função a extensão do joelho. As fibras formam uma massa forte unida a uma forte aponevrótico que acompanha o músculo cerca de 3/4 de seu comprimento e da profunda superfície da aponevrótico nascem muitas das fibras do mesmo músculo.
Como aplicar injeção intramuscular no vasto lateral?
Fazer a prega do músculo com o polegar e o indicador da mão não dominante, segurando o algodão seco entre o dedo mínimo e anelar; 24. Introduzir a agulha no músculo, com movimento único e rápido, perpendicular à pele, formando um ângulo de 90º, mantendo a mão dominante na seringa; 25.
Apoie uma perna ao lado no chão, baixando o joelho dobrado, e colocando o pé debaixo da outra perna. Em seguida, leve a outra perna gentilmente para trás deixando o pé esticado ao lado do quadril, com os dedos apontando para trás.
CONSIDERANDO Giovani (2002), o volume máximo a ser administrado pela via intramuscular é de 4ml, levando-se em consideração a estrutura muscular do paciente que varia com a região e a idade, no adulto o volume máximo absorvido pela região glútea é de 4ml, a do vasto lateral da coxa 3ml e do deltóide no máximo 2ml.
Como saber se a intramuscular foi aplicada errada?
Se você sente dor intensa, com inchaço, endurecimento (formação de “caroço”) no local da aplicação da injeção e vê hematoma (mancha roxa) que pulsa (em alguns casos), pode ser um caso de pseudoaneurisma.
Atenção ao calibre da agulha empregada, que deve ser de 30 X 7 mm para a área glútea; e 25 X 7 mm para injeções no músculo deltóide ou vasto lateral (coxa).
Isso pode incluir o uso de tênis desgastados, corridas em decidas ou subidas, terrenos irregulares, executando muitos treinos de pista na mesma direção, ou simplesmente correndo exageradamente sem preparo físico-muscular adequado.
Sua inervação ocorre ao longo da maior parte do seu comprimento por ramos do nervo femoral. De acordo o Autor, o músculo vasto lateral tem um formato longo, quadrangular, superficialmente convexo, côncavo em sua superfície profunda.
Os músculos da parte interna da coxa são: adutor longo, adutor curto, adutor magno, grácil e pectíneo. São popularmente conhecidos como adutores de coxa. Algumas pessoas podem apresentar gordura localizada nesta região, dificultando o aparecimento deste músculo.
É normal sair sangue após aplicar injeção intramuscular?
Deve-se sempre considerar que há sangramento ao terminar uma injeção na via intramuscular. Isso pode acontecer em maior ou menor quantidade, pois como você pode ver no carrossel, sempre acontece a ruptura de vasos sanguíneos. Mas fique atento: saiba lidar com essa situação e não se apavore!
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, em sua 531ª Reunião Ordinária de Plenário, o Parecer nº 001/2021/CTAB/Cofen, que trata da ausência de aspiração na administração de vacina por via intramuscular.
Músculo Vasto Lateral: Esse músculo está localizado na região antero-lateral da coxa, não se evidenciando nessa região/área grandes nervos e vasos sanguíneos. É o local de escolha para aplicar injeções IM nos lactentes, já que representa a maior massa muscular dessa faixa etária.
A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa e serve para administrar vacinas e alguns remédios, como o Voltaren ou o Benzetacil, diretamente no músculo.
Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor!
A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.
O que acontece se a injeção intramuscular foi mal aplicada?
Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.
Em alguns casos, o encaixe entre seringa e agulha tem apresentado problemas e o líquido pode vazar ou escorrer na hora da aplicação. Algumas gotas para fora não comprometem a imunização; mas, se o líquido escorrer em grande quantidade, a pessoa deve repetir a aplicação na mesma ocasião.
O vasto lateral desempenha um papel fundamental na extensão do joelho, permitindo que a perna se estenda para trás. Além disso, este músculo também contribui para a estabilidade da articulação do quadril, especialmente durante atividades que exigem força e resistência, como correr, pular e agachar.
A lesão do nervo ciático por injeção intramuscular (IM) na nádega é potencialmente devastadora. Em casos graves, os músculos do jarrete (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranoso) e todos os músculos abaixo do joelho ficam paralisados, resultando em um pé dormente e trêmulo.