Evidências arqueológicas revelaram o uso do girassol entre índios norte- americanos, com pelo menos uma referência indicando o cultivo nos Esta- dos de Arizona e Novo México, por volta de 3.000 anos a.C. (Selmeczi- Kovacs, 1975) e que a sua domesticação pode ter ocorrido antes mesmo da do milho (Putt, 1997).
A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
O Antigo Testamento descreve o girassol como uma flor que segue o sol, lembrando-nos que devemos seguir a Deus. Nos Salmos, Deus é comparado ao sol, sendo a fonte de vida e luz para nós. O girassol também é um símbolo de fé e serviço a Deus.
🌻 🌻🌻 Aí está a sua primeira lição: a HUMILDADE. Se você quer ser grande, primeiro é preciso cultivar a humildade, olhar as tuas raízes e reconhecer a tua origem.
Esse comportamento pode ser explicado pelo crescimento diferenciado que ocorre na planta, em que o lado da inflorescência que não recebe luz cresce mais do que o lado que recebe a luz solar diretamente. O lado sombreado acumula auxina, um hormônio regulador do crescimento vegetal.
Os girassóis procuram a luz do sol mas, em dias nublados, eles se viram uns para os outros buscando a energia em cada um. Não ficam murchos e nem de cabeça baixa. Olham uns para os outros, erguidos, lindos! É a sabedoria da natureza!
Para Clície, apenas o sol, representando sua paixão por Apolo, importava. Ela passou a acompanhar todo o seu percurso, desde o nascer até o crepúsculo. Assim, seus pés se enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua própria haste, voltada sempre para o sol, recebeu o nome de girassol.
FELICIDADE!!! As cores das suas pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo energia positiva e alegria. Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
O que podemos aprender com a história do girassol?
Ou seja, o girassol também nos ensina que quando estamos unidos, formamos a Humanidade. Mas quando nos vemos separados, quando pensamos e agimos somente em prol de nós mesmos, ou daqueles que mais nos importam, perdemos a oportunidade de florescer, de trazer Beleza, Justiça e Bondade para o mundo.
Quem não sabe agradecer é porque não reconhece o que viveu durante o dia. Se lembre que o caminho não acabou. O girassol não morreu. Apenas descansa para recuperar as energias e enfrentar um novo desafio, uma nova meta, um novo dia.
O coração amarelo costuma ser usado junto com o girassol (🌻) e tem como objetivo alegrar um tweet ou mensagem. “Um amigo leu que era a cor da amizade e entre nós usamos esse coração”, diz Ruiz.
O girassol é conhecido por trazer boas energias e mais vibrações positivas para os ambientes e para as pessoas que o cultiva. A planta, além de deixar o ambiente mais bonito, também pode ajudar a ter prosperidade e riqueza.
🌻 🟡O fenômeno responsável por esse movimento é o heliotropismo, que só ocorre na fase de crescimento da planta. Heliotropismo o que significa: Helio significa Sol e tropismo significa movimento. 🟨É uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite.
Os girassóis procuram a luz do sol🌞 mas, em dias nublados, eles se viram uns para os outros buscando a energia em cada um. Não ficam murchos e nem de cabeça baixa☹️. Olham uns para os outros, erguidos, lindos🌻! É a sabedoria da natureza!
Por ser rica em vitamina E, uma vitamina com alto poder antioxidante, a semente de girassol ajuda a retardar o envelhecimento precoce, prevenindo as rugas e a flacidez.
Nesta poética narrativa latino-americana , os guaranis contam como surgiu o primeiro girassol. A bela Carandaí despertou a fúria do cacique Mandió, pondo em risco toda a tribo. Apenas uma força muito poderosa salvaria seu povo. Desse conflito nasceu a flor que acompanha o movimento do Sol.
E há outra particularidade no girassol que poucos sabem: Quando não há sol e ele se encontra fechado numa sala escura com outros girassóis, ele se volta para o girassol mais próximo. E a proximidade dos dois os ajuda a viver por mais tempo ao compartilharem a energia do sol guardada por cada um.
Nos girassóis, essa proporção está presente na disposição das pétalas e das sementes. Fácil de plantar em canteiro ou em vaso, o girassol atrai abelhas e floresce rápido.
A metáfora do girassol indica que devemos encarar a vida como essa flor. Dar as costas para a sombra e se voltar para a frente, para o sol, a luz. Mesmo em dias nublados, a flor procura o sol se volta para ele.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".