As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Líquidos são absorvidos rapidamente e podem ser mais adequados para pacientes com dificuldades de deglutição. Já os comprimidos levam mais tempo para fazer efeito porque precisam passar por uma dissolução no trato gastrointestinal.
Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.
As mucosas situadas na região sublingual são altamente vascularizadas por capilares sanguíneos, motivo pelo qual sua absorção é altamente eficaz. Em comparação com a via oral, sua absorção se dá de uma forma muito mais rápida, devido ao contato quase direto com os capilares sanguíneos situados nessa região.
A administração de remédios por via sublingual faz com que o efeito do medicamento seja mais rápido, já que é absorvido na região por baixo da língua e entra diretamente na corrente sanguínea.
A injeção subcutânea permite uma administração medicamentosa mais lenta e gradual que a injeção intramuscular, ela também provoca um mínimo traumatismo tecidual e comporta um pequeno risco de atingir vasos sanguíneos de grande calibre e nervos.
Uma das opções mais rápidas é a via intravenosa, pois a medicação vai direto para a corrente sanguínea. No entanto, cabe ressaltar que nem todos os compostos podem ser administrados dessa forma, seja por características específicas ou limitações do paciente.
As formas farmacêuticas que podem ser ingeridas por via oral são as sólidas, representadas por comprimidos, cápsulas e pílulas, ou as líquidas, como as soluções e as suspensões medicamentosas. No primeiro caso, é fundamental que o paciente tenha condições de deglutir sem realizar grandes esforços.
Quais as vantagens da via de administração sublingual?
Uma das principais vantagens da administração sublingual é a rápida absorção dos medicamentos na corrente sanguínea. Isso se traduz em uma resposta terapêutica mais rápida em comparação com métodos convencionais, como a administração oral.
Dentro de cada grupo alimentar, os carboidratos são aqueles que costumam ser digeridos mais rapidamente, levando, em média, cerca de duas horas. Os cereais levam de 60 a 80 minutos; o mel, de 60 a 90 minutos; o chocolate, até 120 minutos; e o suco de frutas, de 15 a 30 minutos.
Denominam-se vias de trânsito rápido, segundo o CTB, as vias que possuem acessos especiais com trânsito livre, sem intersecção ou travessia de pedestre. Esse é o caso de avenidas como a 23 de Maio e Marginal Tietê em São Paulo.
São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras. Quando temos uma doença que se manifesta no interior do nosso corpo, muitas vezes não conseguimos injetar o medicamento diretamente no local.
Qual a única via em que o fármaco tem 100% de absorção?
Ao injetar um medicamento diretamente no fluxo sanguíneo, i.e., uma injeção intravenosa (IV), a biodisponibilidade é definida como 100 % (ver figura abaixo). Após injeção, uma substância ativa alcança o local alvo após um complexo percurso no fluxo sanguíneo.
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).
O que é a via de trânsito rápido? Essa definição de via, é caracterizada por ter acessos especiais que garantem o trânsito livre, nestes casos, não possuem interseções em nível, ou seja, não existem cruzamentos e não é permitido trânsito de pedestres no local.
A Autobahn é uma rede de autoestradas de alta velocidade na Alemanha, conhecida por sua qualidade, extensão e falta de limites de velocidade em determinados trechos.
Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?
retal: método utilizado quando o paciente apresenta vômitos, se encontra inconsciente ou não consegue deglutir. A absorção é feita pela mucosa retal, sendo bem mais lenta. Em geral, os medicamentos administrados por esta via são em forma de supositórios.
Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.
Via Retal: É a via na qual a introdução de medicamentos é realizada através do ânus, sob a forma de supositório, pomada ou creme e/ou clister medicamentoso (é a introdução de pequena quantidade de líquidos via retal, até 150ml, sendo que acima desta quantidade é chamado de enteroclisma ou lavagem intestinal).