Weber aponta três tipos fundamentais de educação: o tipo carismático, tradicional e burocrático, sendo possível depreender as ações pedagógicas e científicas devem caminhar lado a lado com uma neutralidade ética, sendo os juízos de valor elementos estranhos aos juízos de ordem pedagógica e científica.
Sendo assim, para Weber a educação tem o papel de criar um corpo burocrático especializado e treinado para gerir os interesses e os negócios da máquina estatal a partir de uma lógica pautada na dominação tradicional e legal-burocrática.
Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico, com objetivos específicos, com isso as escolas também estariam sujeitas aos domínios da burocracia.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.
A teoria weberiana considera as organizações como sistemas burocráticos, que constituem o ponto de partida para sociólogos e cientistas políticos no estudo das organizações. O trabalho aborda também a sociologia compreensiva da ação social e apresenta as características positivas e negativas da burocracia.
Qual era os dois conceitos fundamentais de Max Weber?
Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, a) cultura e tipo Ideal.
Weber aponta três tipos fundamentais de educação: o tipo carismático, tradicional e burocrático, sendo possível depreender as ações pedagógicas e científicas devem caminhar lado a lado com uma neutralidade ética, sendo os juízos de valor elementos estranhos aos juízos de ordem pedagógica e científica.
Weber acreditava que o capitalismo originava-se com um ideal, com um espírito, e a partir disso, esse sistema ia sendo construído na prática. Com base nesse ideal, surgiu a noção de administração como ciência capaz de promover o crescimento do capital.
Como se caracteriza a educação sob o capitalismo para Max Weber?
Rodrigues (2004) afirma que, para Weber, a educação típica da sociedade moderna é aquela pela qual as pessoas – ou certos grupos de pessoas – são preparadas para exercer dadas funções na estrutura burocrática do Estado moderno e da economia capitalista, estrutura que funciona com base no direito racional e da ...
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as ideias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe.
Max Weber argumenta que os educadores na educação carismática desejavam despertar e testar uma capacidade considerada como um dom de graça exclusivamente pessoal, pois não se pode ensinar nem preparar um carisma. Ele cita exemplos como os mágicos (ou feiticeiros) e os heróis guerreiros.
Para Weber, um professor acadêmico que queira preservar sua "integridade intelectual" há de separar duas situações: a) "apresentar os fatos, determinar as relações matemáticas ou lógicas, ou a estrutura interna dos valores culturais"; e b) "responder a perguntas sobre o valor da cultura e seus conteúdos individuais e à ...
Para Durkhéim a educação tem a função social de integrar o homem a sociedade, através da transmissão de um patrimônio cultural. Segundo ele: “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social.
Weber entende o conceito de “classe” como um grupo de pessoas que possui um conjunto de oportunidades, condições, experiências de vida e possibilidades de aquisição de bens e poder em comum.
Contudo, Weber encontra a raiz religiosa do espírito do capitalismo no puritanismo ascético, que inculcou em seus fiéis uma visão de mundo e uma ética, favoráveis ao acúmulo de capital.
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais.
Como conclusão, Weber edificou quatro tipos ideais de ação social, são elas: 1. A ação social com relação a fins; 2. A ação social com base na relação de valores; 3. A ação tradicional e, por fim, 4.
Qual era a visão de Weber sobre a relação entre a educação e a estratificação social?
Para Max Weber, o processo de estratificação acontece a partir das relações de produção, do status social, dos poderes político e econômico e das oportunidades que os indivíduos ou grupos sociais têm para adquirirem bens.
Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.
Sendo assim, a educação formal tem um espaço próprio para ocorrer, ou seja, é institucionalizada e prevê conteúdos, enquanto a educação informal pode ocorrer em vários espaços, envolve valores e a cultura própria de cada lugar.
É o livro mais conhecido de Max Weber pois conta com suas principais teorias, como a sociedade da teologia, teoria das ações e da dominação. Nessa obra ele destaca como o protestantismo está relacionado com o capitalismo ocidental.
Qual foi a grande ideia da escola burocrática de Max Weber?
Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Através desse modelo de autoridade surgiria, conforme Weber, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.
Em síntese, para Weber, as sociedades são divididas em estratos, e a posição das classes é condicionada pela renda, poder e status. O status é um fenômeno típico da estratificação social, segundo o qual ocupar determinada posição na estrutura da sociedade implica tratamento de honra, privilégios.