A visão estruturalista de Levi Strauss traz importantes contribuições para antropologia ao fundamentar:Que as batalhas são travadas no campo da cultura, na necessidade de imposição da cultura de um sobre o outro. Que todas as sociedades são complexas e possuem seu próprio sistema de códigos que deve ser estudado.
Strauss baseou-se na tese de que há uma estrutura sociológica que permeia as formações sociais. Para que a antropologia lograsse êxito, ela precisaria compreender essa estrutura, que poderia ser entendida com o aprofundamento em culturas diferentes por meio do trabalho de campo.
O estruturalismo considera a existência de estruturas superficiais (as que detectamos diretamente por observação) e estruturas profundas (as estruturas lógicas, que subjazem sob o aparente e o imediato) (Lévi-Strauss, 1958, p. 28).
Em um de seus posfácios ao livro Antropologia estrutural, Lévi-Strauss postula que, para o etnólogo, toda sociedade engloba um conjunto de estruturas que correspondem a diferentes tipos de ordem social, como parentesco, organização social e estratificação econômica 13.
A teoria estruturalista busca entender como a estrutura organizacional influencia o comportamento das pessoas dentro da empresa. Ela enfatiza que a organização é um sistema complexo de papéis, regras e relações que afetam a produtividade e o desempenho dos colaboradores.
A Teoria Estruturalista, tem o enfoque na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2013), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores pois ela mostra que a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
Em linhas gerais, o estruturalismo é uma corrente de pensamento que busca identificar as estruturas que sustentam todas as coisas. De acordo com a teoria, os fenômenos da vida podem ser identificados através de suas inter-relações. Ou seja, através da análise de partes, avalia-se um todo.
Uma tal profissão de fé é idealista apenas em aparência, pois desde As estruturas elementares do parentesco, e ao longo de toda a sua obra, Lévi-Strauss se diz convencido de que as leis do pensamento não diferem das que ocorrem no mundo físico e na realidade social que não é senão, ela mesma, um de seus aspectos.
Qual é a ideia fundamental da antropologia estrutural de Claude Lévi-Strauss?
Diferentemente da antropologia cultural de Boaz, a antropologia estrutural de Lévi-Strauss está interessada em saber como os elementos desses sistemas convergem, e não nos seus valores intrínsecos (religião, política, etnia) que fazem parte da formação cultural de um ser humano dentro da sociedade a qual está inserido.
A comissão liderada por Strauss tentou inicialmente esconder os efeitos desta contaminação e ele próprio várias vezes minimizou a situação. Ele também se opôs a qualquer tentativa de parar os testes nucleares ou de proibir pesquisas com energia nuclear de forma a evitar a sua proliferação.
Para Lévi-Strauss, a estrutura é uma ferramenta fundamental para compreender a diversidade cultural e os sistemas de pensamento presentes nas sociedades humanas. Lévi-Strauss argumentou que a estrutura é um padrão subjacente que organiza e dá significado às práticas sociais, crenças e mitos de uma determinada cultura.
O estruturalismo opera no sentido de descobrir as estruturas que sustentam todas as coisas que os seres humanos fazem, pensam, percebem e sentem. O filósofo Simon Blackburn resume afirmando que o estruturalismo é "a crença de que os fenômenos da vida humana não são inteligíveis exceto através de suas inter-relações.
Claude Lévi-Strauss cunhou o conceito de pensamento selvagem (não o pensamento dos selvagens, como somos frequentemente lembrados), um tipo de pensamento “indomado”, mantido vivo no mundo ocidental moderno dentro das “reservas naturais” da arte, como ele diria.
Seus estudos sobre as comunidades não-civilizadas, baseados no campo da linguagem e da linguística, possibilitaram novas perspectivas também para a psicologia, ajudando a entender como a mente humana trabalha.
Quais são os princípios básicos do estruturalismo?
O estruturalismo europeu se manifesta, principalmente, através de dois princípios: o da estrutura e o da autonomia. Já o estruturalismo americano, você já identificou que está embasado em três princípios, quais sejam: o princípio do indivíduo, o princípio da substância e o princípio da distribuição.
Qual é a ideia central de Lévi-Strauss sobre cultura?
O autor se vale do seguinte argumento: os objetos são utilizados de maneira diversificada pelas diferentes civilizações. Para Lévi-Strauss, o progresso é um jogo e a história humana é o resultado das apostas dos vários jogadores (que são as diversas culturas).
Segundo o conceito estruturalista, a cultura é composta por sistemas estruturais. Para Levi-Strauss, seu maior representante, o pensamento humano age de acordo com princípios universais e com regras inconscientes que estruturam as culturas.
Qual a contribuição de Strauss para a antropologia?
"Lévi-Strauss foi um dos maiores antropólogos de todos os tempos. Suas contribuições, especialmente depois que publicou As Formas Elementares do Parentesco, revolucionaram a antropologia contemporânea. A partir de então, a corrente chamada 'estruturalista' passou a exercer enorme influência em todas as universidades.
Qual o princípio da antropologia estrutural de Lévi-Strauss?
O objetivo dele era provar que a estrutura dos mitos era idêntica em qualquer canto da Terra, confirmando assim que a estrutura mental da humanidade é a mesma, independentemente da raça, clima ou religião adotada ou praticada.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Saudades do Brasil, São Paulo, Companhia das Letras, 1994. LÉVI-STRAUSS, Claude. Saudades de São Paulo, São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
Em suma, o ser humano só se torna como tal na passagem coletiva da natureza para a cultura. Assim, para cada indivíduo, esse é também processo da sua própria socialização. Lévi-Strauss repudia a antiga e monstruosa oposição de Alfred Vierkandt, que separa os chamados “povos da natureza” dos chamados “povos da cultura”.
Ao aplicar o estruturalismo, a pesquisa antropológica Lévi-Strauss propõe: Observar a as relações entre as estruturas como sistemas compreensivos, não simplesmente como abstrações. As relações são racionais e é possível representá-las por esquemas lógicos ou matemáticos.
A linguagem O método estruturalista foi usado pela primeira vez pelo linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) em sua obra póstuma, editada por alunos, Curso de Linguística Geral.
A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes.