O asterisco é um sinal gráfico em forma de estrela e é um recurso que pode ser usado sozinho ou entre parênteses (*) de diferentes maneiras na hora de escrever um texto.
ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrela) é o diminutivo de astro. Ora, assim como se diz, por exemplo, CHUVISCO (diminutivo de chuva) e não CHUVÍSTICO, também se deve dizer ASTERISCO.
Essa palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha". O sufixo “-isco” indica diminutivo, como em CHUVISCO, que significa uma pequena chuva, uma chuvinha. Como o sinal (*) é uma “estrelinha, um pequeno astro”, devemos falar e escrever ASTERISCO.
☺ O asterisco é colocado depois e em cima de uma palavra do trecho para se fazer uma citação ou comentário sobre o termo em uma nota de rodapé (a nota de rodapé é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, adicionando comentário de referência ou fonte de alguma parte do texto).
A forma correta de escrever é “asterisco”. A confusão com “asteristico” é um erro comum, mas facilmente evitável com prática e atenção. Manter-se atento às regras gramaticais e à grafia das palavras garante uma comunicação eficaz e livre de erros.
O asterisco pode ajudar o leitor a descobrir mais detalhes sobre uma informação citada no texto principal. No entanto, ele também pode ser um recurso justamente para esconder uma informação - e isso é especialmente comum quando o * aparece em peças publicitárias.
O asterisco, quando usado no subtexto para se referir a algo escrito no texto principal, é colocado antes do que está escrito no subtexto. Quando um asterisco é colocado após uma palavra, sabe-se que se deve procurar um subtexto adicional para explicação. Uma correção é o subtexto, não o texto principal.
Estrelinha. Da mesma forma que o símbolo cerquilha (#) é chamado popularmente de “jogo da velha” ou de “hashtag”, o asterisco é referido por muitos como “estrelinha“. E sim, o correto é “asterisco” . O nome tem tudo a ver com o formato do símbolo, que lembra uma pequena estrela.
Após o asterisco (*) faz-se uma pausa de um tempo (ou de um acento) e indica, em termos, que a frase melódica será concluída no verso seguinte. Após a "flecha" (†) faz-se uma pausa igual de um tempo como no asterisco e indica que a frase melódica será concluída após dois versos. Obrigado!
Os asteriscos foram usados nos valores do cartão de crédito rotativo e do cheque especial gerais do mercado. Eles indicavam a fonte desses números - uma média nacional de maio de 2015 realizada com dados do Banco Central. Ainda assim, esses e-mails já foram alterados.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Vai lá, teste aí agora. Para inserir uma estrela ★, toque na tecla ? 123 para acessar o teclado numérico. Então segure a tecla do asterisco * até que apareçam as opções, e lá estará a estrela.
Para fazer isso, siga estas etapas: Insira um asterisco (*) no local onde você deseja adicionar a nota de rodapé no texto. No final da página ou do documento, digite o mesmo asterisco (*) e, em seguida, escreva o texto da nota de rodapé.