– Se for possível substituir a palavra por outra de semelhante sentido masculina e couber “ao” (artigo + preposição), usa-se crase. Para lugares, se for possível substituir por “para a”, usa-se crase. Exemplos: vou ao sindicato/vou à entidade; fui para a França/fui à França.
Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.
Como se forma o feminino dos substantivos terminados em ao?
Em relação ao trabalho com a formação do feminino, de forma geral, a principal regra é a substituição da vogal O pela vogal A, indicando assim sua forma feminina (o menino - a menina). Porém, para a formação do feminino dos substantivos acabados em –ão, podem ocorrer mudanças de -ão para -ã, -ona ou -oa.
Cirurgião - cirurgiões e cirurgiães Veja mais exemplos de palavras com vários plurais: -alazão - alazães e alazões -aldeão – aldeões, aldeãos e aldeães - anão – anões e anãos - ancião – anciãos, anciães e anciões - artesão – artesães e artesãos - corrimão – corrimãos e corrimões - deão - deães e deões - ermitão – ...
Segundo a Academia Brasileira de Letras, no Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) constam as palavras soldada, sargenta, coronela, capitã, generala e tenenta. No entanto, as Forças Armadas preferem não adotar a forma feminina da patente e empregam o nome do posto tanto para homens como para as mulheres.
De acordo com o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - a lista dos femininos fica assim: a marechala / a generala / a coronela / a major / a capitã / a tenente / a sargenta / a cabo / a soldada.
Conde, do latim comes, comitis, que significa companheiro, (feminino: condessa) é um título nobiliárquico existente em muitas monarquias, sendo imediatamente superior a visconde e inferior a marquês.
É melhor “ir ao hospital” do que “ir para o hospital”. Também é preferível você dizer que precisa “ir à cadeia”, porque será apenas uma visita. Se você precisa “ir para a cadeia”, deve ter feito algo muito errado.
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
No Exército e na Brigada Militar, por exemplo, adotaram-se denominações como capitão feminino Fulana, sargento feminino Sicrana, etc., em vez das formas diretas: capitã, sargenta, ...
Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o físico feminino.