Qual é e o que diz a Lei de atendimento ao cliente?

O Decreto 11.034, de abril de 2022, vem para regulamentar as disposições do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), no que tange ao serviço de atendimento ao consumidor. Por isso, esse novo dispositivo legal ficou popularmente conhecido como Lei do SAC, ou nova Lei do SAC.
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Qual é a lei do atendimento ao cliente?

O que é a Lei do SAC? Os Serviços de Atendimento ao Consumidor são assunto sério para as marcas e geram uma série de discussões a respeito. Nesse sentido, a nova lei do SAC, regulamentada pelo decreto 11.034/2022, pode auxiliar as empresas a se relacionarem melhor com os consumidores.
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É obrigatório ter SAC?

O decreto anterior via o SAC quase como sinônimo de atendimento telefônico — e isso acabou! A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7.
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Quais são as 5 formas de atendimento ao cliente?

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais
  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.
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O que é o decreto SAC?

O que é a Nova Lei do SAC? A Nova Lei do SAC é uma atualização da legislação que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumir, entrando em vigor no final de 2022. Os principais motivos para esse novo texto são a virtualização das relações de consumo e a necessidade melhorar a inclusão das pessoas com deficiência.
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BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE (08 Dicas BEM Simples para Melhorar o do seu Negócio)

O que rege o decreto 6.523 sobre o atendimento nos SAC's?

A nova norma atualiza a primeira legislação a cuidar do SAC no País, o Decreto 6.523, de 2008, e amplia aos consumidores o acesso a informações adequadas sobre os serviços contratados e ao tratamento de suas demandas.
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O que é a Lei 6523?

Dispõe sobre a obrigatoriedade de as Empresas Prestadoras de Serviço Público agendarem o atendimento aos usuários. DESPACHO: APENSE-SE AO PL-6523/2009.
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O que não deve ser feito no atendimento ao cliente?

Os 5 principais erros de atendimento ao cliente que precisam ser...
  1. Falta de treinamento e capacitação adequados da equipe de atendimento. ...
  2. Tempo de resposta lento ou falta de prontidão no atendimento. ...
  3. Falta de empatia e personalização no atendimento. ...
  4. Incapacidade de resolver efetivamente os problemas dos clientes.
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Quais são os 3 fundamentos do atendimento ao cliente?

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa. Mais do que tirar dúvidas e atender solicitações, é preciso manter uma relação próxima com os clientes, garantir sua satisfação e antecipar necessidades.
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O que deve ter ao atender um cliente?

Encante seus consumidores com 16 dicas de como atender bem um cliente
  1. Responda de forma ágil.
  2. Tenha interesse pelo seu cliente.
  3. Transmita confiança e faça por merecer.
  4. Seja honesto e transparente.
  5. Atenda de forma humana e gentil.
  6. Invista em soluções tecnológicas.
  7. Trabalhe com ferramentas de gestão no atendimento.
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Pode ir no SAC sem agendar?

Atualmente, para ser atendido em qualquer posto SAC, é preciso fazer o agendamento prévio.
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Quanto tempo o SAC tem para resolver?

As chamadas telefônicas precisam ficar armazenadas pela empresa pelo prazo mínimo de 90 dias. Durante este período, o consumidor poderá solicitar o conteúdo da gravação; As empresas passam a ter prazo de sete dias corridos para responder às demandas após o registro do consumidor. Antes o prazo era de cinco dias.
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Quantos dias o SAC tem para resolver?

A partir do novo decreto do SAC, as empresas possuem um prazo de ATÉ 07 (sete) dias corridos, contados a partir do registro, para solucionar a reclamação aberta pelo consumidor.
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Pode se recusar a atender cliente?

Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. Este é o entendimento da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39.
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É crime negar atendimento ao cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Quais os direitos do cliente?

Independentemente das suas capacidades, o Cliente tem o direito de expressar as suas sugestões, propostas, críticas, reclamações, opiniões, pedidos, desejos, necessidades, aspirações e crenças, que não colidam com os direitos de terceiros.
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Quais são os erros mais comuns no atendimento ao cliente?

TOP 12 | Os principais erros no atendimento ao cliente
  • Não ter o serviço de atendimento ao cliente.
  • Não oferecer atendimento omnichannel.
  • Não conhecer o seu cliente.
  • Não ter um pós venda.
  • Acreditar que erros no atendimento ao cliente não impacta faturamento.
  • Não ouvir o cliente.
  • Não ir além.
  • Não preparar a equipe.
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Qual o ponto mais importante no atendimento ao cliente?

Demonstre empatia

Isso é importante durante o atendimento porque o consumidor será mais receptivo ao se sentir compreendido. A empatia também pode diminuir os conflitos e criar uma interação mais agradável com sua empresa.
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O que é mais importante no atendimento ao cliente?

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
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O que um atendente não pode fazer?

O que não fazer no atendimento ao cliente?
  1. Tratar o cliente sem personalização. ...
  2. Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  3. Dizer mentiras. ...
  4. Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  5. Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  6. Demorar muito para atender. ...
  7. Não ter seriedade no atendimento.
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Como o atendente deve agir diante de um erro no atendimento?

Se a sua empresa errou, não hesite em pedir desculpas e prometer que aquilo não se repetirá. Se o cliente errou, é importante manter a calma e a educação na hora de explicar o ocorrido, procurando sempre uma solução que favoreça ambos os lados.
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Quais erros pode ocorrer durante um atendimento?

Os 10 principais erros no atendimento ao cliente
  1. Canais de comunicação limitados. ...
  2. Falta de atenção para com o cliente. ...
  3. Equipe despreparada. ...
  4. Negligenciar o pós-venda. ...
  5. Ausência de métricas de desempenho. ...
  6. Burocratização do atendimento. ...
  7. Falta de clareza. ...
  8. Arrogância.
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Qual o tempo máximo que o cliente espera para ser atendido?

Desde 1º de dezembro de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, o prazo máximo de espera para o atendimento por telefone, após digitar a opção de falar com atendente, é de um minuto. Para bancos e empresas de cartão de crédito o tempo é ainda menor, 45 segundos.
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O que diz especificamente o artigo 6 da Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990?

I – DOUTRINA Consumidor como titular de direitos fundamentais: O novo do CDC é ter identificado um sujeito de direitos especiais, o consumidor, e ter construído um sistema de normas e princípios orgânicos para protegê-lo e efetivar seus direitos.
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Qual a importância do Código de Defesa do Consumidor Lei nº 8.078 1990 na tutela dos interesses coletivos?

A importância do Código de Defesa do Consumidor está em ser um instrumento extraordinário na concretização da cidadania e da justiça social, sendo de utilidade ímpar para a sociedade brasileira, posto que pretende realizar uma tutela efetiva e integral do consumidor, através da disciplina de todas as facetas da relação ...
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