Vários estudos já comprovaram que as duas medicações são muito eficazes no processo de emagrecimento, quando aliadas a hábitos saudáveis. Em estudos comparativos, a semaglutida (princípio ativo do Ozempic) foi ainda mais efetiva, ajudando os participantes terem uma média maior de perda de peso ao final de 68 semanas.
Uso Primário: Ozempic é primariamente um medicamento para diabetes tipo 2, com a perda de peso como um efeito secundário benéfico. Saxenda, em contraste, é especificamente voltado para a perda de peso. Ingrediente Ativo: Ozempic contém semaglutida, enquanto Saxenda contém liraglutida.
Porém, em outubro do ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo medicamento para tratar diabetes, o Mounjaro (sintetizado pela Eli Lilly do Brasil) que se mostrou, em estudos, ser mais poderoso que o Ozempic para a perda de peso.
Portanto, com base nos dados disponíveis e na prática clínica, tirzepatida (Princípio ativo do Zepbound® e Mounjaro®) é a caneta injetável mais eficaz para o tratamento da obesidade atualmente disponível no mercado mundial.
Quantos quilos posso perder com o Saxenda? Estudos mostram que a perda de peso média com o uso do medicamento é de 5 a 8% do peso inicial. Isso é uma média, o que quer dizer que algumas pessoas podem perder bem mais que isso e outras um pouco menos.
Para saber quantos dias cada caneta irá durar, pode-se dividir 18 pela dose diária, então você terá a duração de cada caneta. Dessa forma, se você usa 1,2 mg ao dia basta dividir 18 por 1,2 (18/1,2 = 15 dias por caneta). Além disso, é importante ressaltar que a caixa de Saxenda ® contém 3 canetas.
Você pode aplicar Saxenda® a qualquer hora do dia, com ou sem alimento ou bebida. Aplique a injeção por volta do mesmo horário todos os dias - encontre o horário do dia que funcione melhor para você.
Muitas vezes, a dose inicial receitada pelo seu médico pode fazer efeito por algumas semanas, até que precise ser alterada. Com o decorrer do tempo, é comum a evolução da dose para o alcance de melhores resultados. Uma boa resposta é aquele paciente que perde em torno de 5 a 10% do peso corporal em até 12 semanas.
Como demonstrado nos trabalhos e observado na prática clínica, o Ozempic (semaglutida), de forma geral, apresenta melhores resultados para o controle do sobrepeso e obesidade em relação ao Victoza ou Saxenda (liraglutida).
A sertaneja ainda se submeteu a uma cirurgia bariátrica e passou por uma lipoaspiração. “Emagreci uns 30 quilos. Eu fiz tudo, bariátrica, duas lipos e já troquei de prótese umas trinta vezes”, contou Maiara em entrevista ao programa “The Noite”, no SBT.
O Wegovy ®(semaglutida) está aprovado em bula para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos pelo FDA (Food and Drug Administration) nos EUA desde junho de 2021 e, a partir de dezembro de 2022, teve a inclusão para uso em adolescentes acima de 12 anos pela mesma agência.
Uma delas é o Psyllium, uma fibra solúvel obtida através da casca das sementes da planta Pantago ovata, encontrada na Ásia, África e região mediterrânea.
Se os sintomas persistirem ou se você estiver preocupada com a progressão do seu tratamento, é aconselhável marcar uma consulta com o endocrinologista responsável pelo seu tratamento. Ele poderá fornecer orientações mais específicas com base no seu histórico médico e na sua resposta ao medicamento até o momento.
Em relação ao Ozempic®, este é administrado uma vez na semana e sua dosagem pode variar de 0,25 mg a 1 mg, a depender da fase do tratamento. Enquanto o Saxenda® é administrado uma vez ao dia, com uma dosagem de 0,6 mg por uma semana, aumentando em 0,6 mg semanalmente para atingir a dosagem alvo de 3 mg uma vez ao dia.
Vários estudos já comprovaram que as duas medicações são muito eficazes no processo de emagrecimento, quando aliadas a hábitos saudáveis. Em estudos comparativos, a semaglutida (princípio ativo do Ozempic) foi ainda mais efetiva, ajudando os participantes terem uma média maior de perda de peso ao final de 68 semanas.
O grupo que utilizou Victoza® 1,8 mg apresentou uma perda de peso média de 5,5 kg; No grupo que utilizou Saxenda® 2,4 mg, a perda de peso média foi de 6,3 kg; O grupo que utilizou Saxenda® 3,0 mg registrou uma perda de peso média de 7,2 kg.
A maioria dos efeitos colaterais do Saxenda são sintomas gastro-intestinais como náuseas, constipação, diarréia. Geralmente são leves e transitórios, melhorando em algumas semanas com a continuidade do tratamento.
O que fazer para potencializar o efeito da Saxenda?
Olá, o Saxenda ( liraglutida ) deve ser aplicado de preferência pela manhã, para que sua ação seja mais eficaz junto com as maiores refeições e aliviando os sintomas iniciais. Mas fixar o horário das refeições faz com o tratamento seja mais eficaz, não tendo contra-indicações usar em outros horários.
Algumas reações alérgicas graves (anafilaxia) foram raramente relatadas nos pacientes que utilizam Saxenda®. Você deverá procurar socorro médico imediatamente caso apresente sintomas como: problemas para respirar, inchaço na face e garganta e batimento cardíaco rápido.
Quando começar a utilizar Saxenda, a dose inicial é de 0,6 mg, uma vez ao dia, por, pelo menos, uma semana. Você poderá aumentar a dose em 0,6 mg a cada semana até atingir a dose recomendada de 3,0 mg, uma vez ao dia.
Qual é o remédio que os famosos estão tomando para emagrecer?
Injetáveis como Ozempic e Wegovy têm sido a aposta de famosos que admitem o uso para auxiliar na perder de peso. É o caso da apresentadora americana Oprah Winfrey, que deixou o conselho da empresa Vigilantes do Peso após revelar que aderiu ao tratamento com as canetas.
Um estudo publicado recentemente na revista científica Lancet, do Reino Unido, mostrou que o uso do medicamento combinado com exercícios frequentes aumenta as chances de evitar o "efeito rebote".