Já o ângulo completo ou ângulo de uma volta faz uma volta completa, ou seja, possui abertura de 360°. O ângulo nulo, por sua vez, não possui abertura, ou seja, tem 0°.
Ângulo reto: ângulo com medida igual a 90º. Ângulo obtuso: ângulo com medida maior que 90º (90° < α < 180°). Ângulo raso: ângulo com medida igual a 0º ou 180º. Ângulo Côncavo: ângulo com medida entre 180º e 360º.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro. Ângulo agudo: quando sua medida é um número maior que 0 e menor que 90º.
Denominamos por ângulo a abertura formada por duas semirretas que possuem a mesma origem. A unidade usual de ângulo é o grau (representado por º), por exemplo: 25º: lê-se vinte e cinco graus. 32º: lê-se trinta e dois graus.
Quando você pega um círculo unitário, a circunferência desse círculo se torna 2(pi). E em tal círculo, o ângulo que um ponto no círculo unitário faz com o eixo X positivo é igual ao comprimento do arco de (1,0). Então pi radianos = 180 graus em trigonometria.
A ferramenta mais comum para isso é o transferidor, que pode ser semicircular ou circular e possui uma escala graduada em graus. A medição correta de um ângulo exige posicionar o transferidor de maneira que o seu centro coincida com o vértice do ângulo e uma de suas linhas base se alinhe com um dos lados do ângulo.
180° → Si = 720° A soma de seus ângulos internos de um hexágono regular é 720°. → ai = 120° A medida de cada ângulo interno de um hexágono regular é 120°.
A área do triângulo é a medida da sua superfície, que pode ser calculada multiplicando a base pela altura e dividindo por dois, considerando qualquer triângulo. O triângulo é um polígono que possui três lados, e, dependendo das suas características, existem outras maneiras para calcular a sua área.
Com isto concluímos que 1 minuto equivale a 60 segundos e que 1/60 do minuto equivale a 1 segundo, assim como 1 hora corresponde a 60 minutos, 2 horas a 120 minutos, 3 horas a 180 minutos e sucessivamente.
Na prática, utilizamos o ângulo para representar “giros”, “aberturas” e “cantos”. A unidade de medida utilizada é o grau (°) e o instrumento de medida utilizado é o transferidor, que pode ser de uma volta completa ou meia volta. Uma volta completa corresponde a 360° e consequentemente, meia volta corresponde a 180°.
Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90º. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares. É um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180 graus. Na figura ao lado temos o exemplo de um ângulo obtuso de 135 graus.