A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) dividem a primeira posição, com trens que alcançam os 90 km/h; 2. O Metrô de São Paulo aparece em seguida, com velocidade de 87 km/h; 3.
No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso. Afinal, os trens do metrô têm taxas de aceleração e frenagem mais eficientes, pois todos os seus carros são motorizados, o que permite maior controle e segurança.
Na capital paulista, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) são movidos a energia elétrica, assim como os do metrô. Mas oferecem serviços bem diferentes. Os trens da CPTM são maiores que os do metrô. Transportam mais passageiros ao mesmo tempo, mas têm um tempo de espera também maior.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima).
O transporte aéreo é o mais rápido do planeta. Ele é muito utilizado por pessoas que fazem viagens a longas distâncias, pois é mais rápido, assim as pessoas gastam um tempo menor para chegar ao seu destino.
A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 98%, acima dos 90,1% registrados em 2022. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 94,38%, superando os 85,56% obtidos na pesquisa anterior.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
Atualmente, está presente em 18 municípios e opera cinco linhas (7, 10, 11, 12 e 13). A CPTM tem 57 estações operacionais, das quais 53 estão na Região Metropolitana. A Companhia transporta por dia cerca de 1,9 milhão de passageiros.
Hoje, os trens mais rápidos do Brasil são os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os da Trensurb, de Porto Alegre. Ambos atingem uma velocidade de 90 km/h. O Trem Intercidades, que está em fase de implantação, tem tudo para quebrar esse recorde.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
Os trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) circulam com velocidade média até quatro vezes maior do que a dos carros nas ruas da metrópole.
Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos.
Com 1.062 quilômetros de vias, o metrô de Nova York é, de longe, o mais extenso do mundo. De fato, seu comprimento representa mais que o dobro do segundo maior sistema do planeta, o de Pequim (China), com 465 quilômetros. Conheça o metrô mais limpo do mundo.
Mas uma parada leva o posição de estação menos movimentada: Santa Terezinha, na Linha 8-Diamante, que no mês passado registrou apenas 23.323 entradas. É uma média de 777 passageiros por dia.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
Isso interfere na velocidade: o TREM – tende a ser mais veloz (90 km/h em São Paulo), já que tem mais ... Por fim, vale observar que os VLTs percorrem seus trajetos a uma velocidade mais baixa da que dos trens ou metrôs – 20 km/h, em média –, inclusive por questão de segurança.