— A banha de porco é a gordura de origem animal com perfil de ácidos graxos menos nocivo, porque tem proporção de gordura saturada menor que a da manteiga e da carne de gado, por exemplo.
Essa informação é consenso, e a manteiga é muito melhor, porque a margarina é um óleo vegetal modificado para que dure mais tempo”, explica Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Sendo assim, a pessoa pode substituir itens como os óleos vegetais, margarina e manteiga pela banha de porco. Essa substituição pode ser feita não apenas pelos benefícios, pois o sabor que a gordura suína agrega aos preparos é muito superior às alternativas citadas.
Ela contém uma proporção significativa de ácidos graxos monoinsaturados, que são considerados benéficos para a saúde cardíaca. Além disso, a banha de porco é uma fonte natural de vitamina D, vitamina E e antioxidantes, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Em primeiro lugar, a melhor opção para cozinhar é aquela que for mais natural possível. Pensando nisso, os óleos vegetais refinados, que são fontes de gorduras poli-insaturadas, como óleo de soja, milho, girassol e canola ficam de fora.
Quem tem colesterol alto pode cozinhar com banha de porco?
Banha de porco
Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.
Quais os benefícios de cozinhar com banha de porco?
A banha de porco é composta de gordura saturada, monoinsaturada e poli-insaturada. O ingrediente contém vitamina A, vitaminas do complexo B e ácido oleico, um composto que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). Além disso, a banha tem baixo teor de sódio, sendo uma boa escolha para hipertensos.
Apesar da OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendar óleo de origem vegetal para cozimento e fritura de alimentos, a nutricionista Lidiane Santana afirmou que banha de porco faz bem a saúde.
A banha de porco pertence ao grupo das gorduras saturadas, cujo uso excessivo tem potencial de aumentar os níveis do colesterol "ruim", o LDL, presente no sangue, assim como pode causar o aumento de peso.
Ao contrário do que publicações recentes na mídia leiga têm sugerido, a banha de porco não tem nenhuma propriedade que auxilie no emagrecimento, que depende essencialmente da aquisição de hábitos de vida saudáveis – e não da adição de um componente “milagroso” à dieta.
Geladeira: até seis meses. Coloque em recipiente hermético para não fica impregnada com os odores dos outros alimentos; Freezer: de seis a nove meses. Antes de congelar, ainda em temperatura ambiente, forme cubos com banha de porco e armazene em pequenos sacos dentro do congelador.
Se a banha que você costuma comprar não coalha e não volta ao estado líquido com facilidade, ou se não tem aquele cheirinho de torresmo, DESCONFIE. . Lembre-se de combinar todas essas dicas na hora de adquirir seu produto. . Mas sabe qual é a dica mais valiosa na hora de comprar qualquer coisa?
Recomendo que você não utilize banha de porco por ser inflamatória. Dê preferencia para óleos vegetais, como: azeite, girassol. Além disso, aumentar o consumo de fontes de vitamina C e A. Banha de porco é rica em gordura saturada, o que pode elevar o colesterol e aumentar o risco cardiovascular.
Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.
A melhor gordura para utilizar no dia a dia, preparo de ovos e entre outros, é o azeite de oliva, pois contém um tipo de gordura que não é prejudicial a nossa saúde, comparado aos outros tipos.
— A banha de porco é a gordura de origem animal com perfil de ácidos graxos menos nocivo, porque tem proporção de gordura saturada menor que a da manteiga e da carne de gado, por exemplo.
As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).
A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal. Evidentemente que é mais saudável.
Qual a diferença entre a gordura de porco e a banha de porco?
“Banha de porco nada mais é que a gordura do porco que pode atingir, ao contrário da maior parte das outras gorduras, altas temperaturas sem a liberação de compostos tóxicos, sendo uma opção muito mais saudável para o preparo de alimentos”, comentou a nutróloga Dra.
Se você quer fritar uma carne, por exemplo, utilizar a banha é melhor do que optar pelo óleo de soja, por exemplo. Além disso, para quem é carnívoro de verdade a opção ainda pode ser mais saborosa. Mas é preciso levar uma questão em consideração: a banha deve ser o mais natural possível.
“Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas.”
A banha tem prazo de validade longo. O ideal é conservá-la na geladeira. Dessa forma, pode durar meses. Se mantida no congelador, pode durar até um ano.
Qual a melhor marca de banha de porco para cozinhar?
Além de sua qualidade incomparável, a Banha de Porco Preto da Cancian é versátil, podendo ser usada para frituras, refogados e até mesmo para dar um toque especial a doces e sobremesas. Ela é a escolha perfeita para pratos tradicionais e contemporâneos, adicionando um toque gourmet a cada receita.