Se você prefere um desempenho melhor e uma economia razoável, use um carro com motor AP. Se você prefere economia e baixa manutenção, sem se importar muito com desempenho, use carros com motor CHT (modelos da Ford até 1.6).
O motor AP é infinitamente melhor ✅. O modelo CHT,além de perder na relação potência- velocidade,é um projeto mais frágil e que trabalha lento em altas rotações. É como se fosse um motor a diesel sem turbo e sem interculer,ou seja,bom na economia mas fraco em desempenho.
O novo motor CHT era elogiado pela suavidade no funcionamento e pelo bom rendimento em baixas rotações. Mas mesmo atualizado, esse era um conjunto de características conservadoras já para a época. Preservava, por exemplo, o comando de válvulas no bloco e corrente metálica.
Uma da grandes razões para o AP faça tanto sucesso, é o fato de ser um ótimo motor para “preparações”. Não é incomum encontrar por aí motores AP modificados. A ideia, com essa prática, é extrair o máximo de potência do motor, elevando-a em até 10 vezes em alguns casos.
Mas apesar de já ter sido aposentado pela marca alemã, o AP é lembrado até hoje pelos fãs de automóveis como um dos melhores propulsores já produzidos no Brasil, elogiado pela sua combinação de robustez, simplicidade mecânica e bom desempenho.
ESTOU EM DÚVIDA PARA MEU PRIMEIRO PROJETO!!! MOTOR AP OU CHT?? QUAL É O MELHOR?? | AMANTE DOS BAIXOS
Qual o maior defeito do motor AP?
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
Ao mesmo tempo chegava o AP-800 1.8, de 94 cv, que impulsionava Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O AP (sigla para "Alta Performance") também fez sucesso no Gol GT, que tinha o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv.
O motor CHT ( abreviação para High Turbulence Combustion ou Compound High Turbulence) é um motor a combustão interna de quatro cilindros produzido pela Ford no Brasil, durante a década de 1980. É um motor completamente diferente do motor Ventoux e não deve confundir com ele.
O motor Volkswagen AP teve uma versão a diesel que equipava a Volkswagen Kombi nos anos 80. Era derivado dos motores 1.6 e 1.9 do Passat brasileiro e alemão a gasolina. Por ser montado na traseira, apresentava uma refrigeração deficiente, o que resultava em baixa vida útil.
O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) digital é o documento emitido pela ANAC, em meio digital, aos profissionais da aviação civil para que possam comprovar licenças ou habilitação em suas respectivas categorias e exercerem suas profissões.
O “novo” motor Ford foi lançado em versões 1.3, rendendo 58 cv na gasolina e 63 no etanol, e 1.6, rendendo 66 cv na gasolina e 73 cv no etanol, sendo todos números de potência líquida. Já o Escort XR3 recebeu a versão mais apimentada do CHT: 1.6 XR, também conhecido como Fórmula, rendendo 83 cv no etanol.
Por que o Motor CHT é conhecido como “CHT”? CHT é a sigla para “Compound High Turbulence,” que descreve a tecnologia de câmara de combustão desse motor. Essa tecnologia visava melhorar a eficiência da queima de combustível e, consequentemente, o desempenho do motor.
Os motores AP tinham o comprimento de suas bielas 144 mm ante 136 mm, os pistões tinham saia mais curta, menores e mais leves, o novo bloco tinha um ligeiro aumento em sua altura, as passagens de água do bloco para o cabeçote eram mais eficazes, os dutos de admissão e escapamento foram otimizados.
O motor AP, sigla para Alta Performance, surgiu em 1985, quando a Volkswagen corrigiu esse problema. Instalaram bielas maiores, de 144 mm, pistões de maior diâmetro e virabrequim com menor curso (comparando os 1.6 entre si). Foi o suficiente para garantir aos 1.6, 1.8 e 2.0 8 válvulas um ótimo funcionamento.
Se você prefere um desempenho melhor e uma economia razoável, use um carro com motor AP. Se você prefere economia e baixa manutenção, sem se importar muito com desempenho, use carros com motor CHT (modelos da Ford até 1.6).
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.
O motor nasceu para propulsionar o Renault 4 CV, lançado em 1946, e sua cilindrada era 747 cm³ (54,5 x 80 mm), com potência de 19 cv. Era comum aumentar a cilindrada com kits franceses de cilindros e pistões de 60 mm (904 cm³) e 63 mm (998 cm³).
Esse motor é o antigo CHT, da Ford, que passa a ser chamado de AE e que começou a equipar as linhas Gol, Voyage, Parati e Saveiro, nas versões CL e GL, substituindo o tradicional e bem sucedido Volkswagen AP 600 – uma das melhores coisas que a Volkswagen já produziu em seus mais de trinta anos de Brasil.
No CHT, o eixo excentrico fica na parte inferior do bloco, sendo necessario o uso de varetas e balancins para acionar as valvulas no cabecote. Eh o mesmo esquema usado nos motores Volks a ar, e os antigos motores Chevrolet que equiparam os Opala, C10 e derivados.
Família de motores foi produzida no país durante 26 anos - propulsor fez sucesso por ser simples e robusto. O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013.