Por enquanto, a Barbie segue a maior de suas estrelas: o faturamento bruto da Mattel em 2022 foi de cerca de US$ 6 bilhões. Sozinha, a Barbie foi responsável por quase US$ 1,5 bilhão, a maior fatia individual do portfólio da empresa.
Apesar do recuo, a Barbie foi a marca de maior faturamento da Mattel no terceiro trimestre, o que coincide com o lançamento do filme inspirado na boneca. Entre julho e setembro, ela faturou US$ 605 milhões, um crescimento de 16,4% na comparação anual.
A marca “Barbie” foi avaliada em US$ 701 milhões após o filme, segundo cálculos da consultoria especializada em marcas Brand Finance. O número representa uma alta de 19% frente aos valores de 2022 (de US$ 588 milhões) e de 85% frente a 2021 (US$ 378 milhões), de acordo com a série histórica da mesma empresa.
"Criadora da Barbie estava à frente de seu tempo", segundo especialista | O ASSUNTO
Quanto dinheiro tem a Mattel?
A fabricante de brinquedos Mattel registrou lucro líquido de US$ 147,3 milhões no quarto trimestre de 2023, um alta de 815% sobre o valor de US$ 16,1 milhões apresentado no mesmo período do ano passado.
A Mattel (MAT) divulgará seus resultados do terceiro trimestre em 25 de outubro e disse recentemente que gerou um benefício de US$ 125 milhões em vendas brutas em 2023 devido ao filme de sua boneca Barbie.
Desde seu lançamento em 20 de julho, “Barbie” arrecadou cerca de US$ 600 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos e US$ 750 milhões fora do país. Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o longa quebrou recorde após recorde, mesmo enquanto os cinemas lutam para se recuperar da pandemia de Covid-19.
Uma boneca barbie original, fabricada em 1959, pode custar mais de R$ 100 mil. No mundo, a Barbie mais cara já vendida até hoje foi arrematada em um leilão em Nova York, nos Estados Unidos, em 2010, por US$ 302,5 mil (ou R$1.435.
Além de estrelar o longa dirigido por Greta Gerwig, a atriz também trabalhou como produtora e faturou altíssimo com o sucesso de bilheteria. Segundo report da Variety, Margot teria recebido nada menos do que 50 milhões de dólares com o filme.
“Oppenheimer” já arrecadou muito nas bilheterias, com 958 milhões de dólares (aproximadamente 4 bilhões de reais) em vendas globais de ingressos, ajudando a Universal a se tornar o estúdio de maior bilheteria em 2023, conforme a estimativa da Comscore de receita mundial de bilheteria.
Com o valor arrecadado no fim de semana da estreia doméstica, a produção que custou US$ 145 milhões (cerca de R$ 690 milhões) já saldou o montante da despesa do longa. No dia de lançamento de “Barbie”, o filme já havia pago 48,8% dos gastos nos EUA e no Canadá. Arrecadou US$ 70,8 milhões.
Estrela de sucessos de bilheteria como "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa", "Babilônia", "O Lobo de Wall Street" e "Eu, Tonya", ela tem uma média de US$ 2 milhões por produção, conforme aponta o site Caknowledge. Seu patrimônio é avaliado em US$ 50 milhões (R$ 240 milhões).
Ela queria ver sua menina brincando com algo que não fosse de papel. Mas a pequena Barbara gostava também de trocar as roupas de suas bonecas, com temas ligados às profissões. A mãe chegou então ao conceito de Barbie, nome dado em homenagem ao apelido da filha.
Distribuído pela Warner Bros., “Barbie” tem um orçamento de produção estimado em US$ 145 milhões (R$ 685 milhões na cotação atual), menos da metade do que arrecadou até aqui. Ainda assim, exemplos recentes fazem Hollywood observar com cautela os números iniciais de seus lançamentos.
Nos cinemas, a produção foi a recordista de bilheteria global. Segundo dados do Box Office Mojo, plataforma do iMDb, o filme da boneca alcançou o valor de US$1,4 bilhão em bilheterias no ano de 2023. Apesar do recorde, o filme não superou bilheteria do ano anterior.
Barbie é uma boneca e personagem fictícia fabricada pela empresa estadunidense de brinquedos Mattel, Inc. e lançada em 9 de março de 1959. A empresária Ruth Handler é creditada como a criadora da boneca usando uma boneca alemã chamada Bild Lilli como sua inspiração.
A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em vendas [é a boneca mais vendida no mundo. São 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que duas Barbies são vendidas por segundo] quanto em popularidade [ela é a queridinha de crianças e adultos de todo lugar].
Com o ritmo atual, Barbie, que recentemente ultrapassou a marca dos US$ 1,2 bilhões na bilheteria global, tem também a possibilidade de superar Super Mario Bros. (US$ 1,35 bilhões) como o lançamento de maior sucesso mundial do ano.