Do ponto de vista prático e no linguajar popular restauração e obturação são dois nomes para definir a mesma coisa e se refere ao simples fato de tapar um buraco indesejado seja com o metal ou com a resina, da cor do dente.
Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.
Quando é necessário efetuar uma obturação? É necessário efetuar uma obturação ou restauração odontológica quando o paciente apresenta uma perda dos tecidos duros do dente, quer seja provocada por cárie dentária, quer por desgaste ou fratura dos mesmos.
Embora a restauração ainda seja bastante comum nos consultórios odontológicos, o que poucos pacientes sabem é que ela precisa, sim, ser trocada periodicamente.
OBTURAÇÃO x RESTAURAÇÃO DENTÁRIA | QUAL A DIFERENÇA?
Quantos meses dura uma obturação?
Quanto tempo dura uma restauração? Em geral, as restaurações em resina duram de 5 a 10 anos. No entanto, depende de muitos fatores: a forma de restauração, a qualidade da resina, o tamanho e localização da restauração, a higiene e dieta do paciente, manutenção, etc…
Próteses dentárias são feitas de material não orgânico (geralmente de resina, porcelena e partes de metal). Por isso, não podem desenvolver cáries, mas também demandam cuidados com a higienização no dia a dia.
QUANDO NÃO É INDICADA? Dependendo do tamanho da fratura ou lesão do dente não é possível restaurar o dente. Nesses casos, o dentista poderá sugerir a restauração com uma peça protética, como uma coroa ou bloco.
Após fazer a restauração de um ou mais dentes, a dor e a sensibilidade dos dentes pode durar por horas ou até dias após o procedimento. Isto faz com que a ingestão de sólidos e líquidos seja desconfortável. Por isso, é fundamental seguir alguns cuidados para reduzir o desconforto.
Não é comum sentir dor no dente restaurado há algum tempo, apesar de possível. A restauração pode se soltar, desgastar ou até mesmo fraturar depois de algum tempo. Isso pode causar dores e sensibilidades na área atingida, por conta da exposição da raiz do dente. Quando identificar a dor, procure um dentista.
A restauração é realizada, na maioria das vezes, sob anestesia local, permitindo que o paciente não sinta dor durante os procedimentos dos dentes. Existem situações em que este procedimento pode ser feito sem qualquer anestesia, não provocando dor.
Olá, a quantidade de dentes a serem restaurados dependem muito da extensão das restaurações, da tolerância do paciente (afinal, pode demorar um bom tempo com a boca aberta) e da disponibilidade do dentista. Se necessário, podem ser agendadas consultas de longa duração com pausas para descanso durante elas.
Assim a DentalVidas pode te ajudar a conseguir o melhor valor para realizar sua obturação. No entanto, apesar de não ser possível afirmar o preço da obturação, ainda podemos dizer o seu preço médio que costuma ser a partir de R$250 (duzentos e cinquenta reais).
Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.
A restauração do dente caiu: o que pode causar essa queda? Embora o paciente fique surpreso, é bastante comum esse problema acontecer. Existem vários motivos que fazem uma restauração quebrar. A dentista revela as principais causas do problema: "Pode cair por infiltração, cárie e quebra.
O dente que caiu a obturação pode doer, mas isso não é uma regra. Vários pacientes relatam que a obturação caiu mas não dói. Independente do caso, sentindo dor ou não, a recomendação sempre será a mesma: se a sua obturação de dente caiu, procure um dentista assim que você puder.
Quantos minutos leva para fazer uma restauração de dente?
O procedimento normalmente leva de 30 minutos a uma hora para ser finalizado. Caso você pretenda restaurar mais de um dente, mais tempo e visitas adicionais deverão ser marcadas.
Quantos dias fica doendo o dente depois da restauração?
A sensibilidade deve desaparecer dentro de duas a quatro semanas. Se a sensibilidade não melhorar após esse período, ou o dente restaurado doendo depois de muito tempo, dente restaurado latejando, ou ainda se a dor estiver atrapalhando as atividades normais do dia a dia, não deixe de entrar em contato com o dentista.
Quando faz restauração no dente precisa de repouso?
Logo após a restauração, o dentista vai orientar o paciente quanto a algumas precauções que precisam ser tomadas nas primeiras horas depois do procedimento. Dependendo do tipo do material aplicado e de qual dente foi tratado, pode ser necessário permanecer de jejum ou evitar alguns alimentos por algumas horas.
O que pode dar errado em uma restauração de dente?
A restauração pode ter ficado alta e está constantemente inflamando a polpa dentária, causando o desconforto e dor, principalmente durante a mastigação. Olá, se radiograficamente não há anormalidades, então provavelmente foi falha do material restaurador ou do material de proteção pulpar.
As opções de tratamento para um dente quebrado dependem da gravidade da fratura e do dano causado ao dente. Entre as possibilidades estão restaurações dentárias, coroas dentárias, tratamento de canal e, em casos mais graves, extração do dente seguida de implante dentário.
A porcelana é o material preferido dos dentistas para a realização das restaurações indiretas, pois é muito resistente, e o resultado fica bonito, com um tom próximo à cor natural do dente. Só um detalhe: seu custo é alto. Essa restauração depende, antes de tudo, do envio de um molde para o laboratório de próteses.
Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado. Quando a subsuperfície de esmalte está enfraquecida devido à perda de cálcio e minerais de fosfato, o esmalte é destruído, formando-se uma cavidade.
Provoca irritação à pele com vermelhidão e aos olhos com lacrimejamento e vermelhidão. Pode provocar irritação das vias respiratórias. Pode provocar sonolência ou vertigem. A exposição única pode provocar danos ao sistema nervoso central.
A restauração está alta quando ao fechar a boca este dente toca o antagonista antes dos demais. O melhor seria que percebessemos logo após o término da restauração ,pois acostumamos,normalmente, essa restauração alta pode se transformar em um problema de canal,ou até mesmo vir a fraturar o dente.