Os pronomes possessivos são pronomes que estão associados à ideia de posse. São eles: “meu(s)”, “minha(s)”, “teu(s)”, “tua(s)”, “seu(s)”, “sua(s)”, “nosso(s)”, “nossa(s)”, “vosso(s)”, “vossa(s)”.
O pronome é uma palavra usada para se referir a alguém como alternativa ao nome. Em vez de dizer “Fulano fez isso”, dá para falar “ele fez isso”. O Instagram permite colocar até quatro pronomes na biografia para dizer às pessoas como devem se referir a você.
Aprenda Pronomes de Uma Vez Por Todas (O que é? Como Usar) MUITO FÁCIL!
O que é o pronome da pessoa?
Pronomes pessoais são aqueles que substituem substantivos no enunciado, representando as três pessoas do discurso. Podem ser do caso reto, do caso oblíquo ou de tratamento.
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.
Pergunta viralizou nas redes sociais e expôs suposta ignorância. Viralizou um vídeo mostrando influenciadores digitais e atores discutindo o gênero com o qual se identificam. "Qual o seu pronome?", pergunta a pessoa que entrevista.
Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.
O currículo não deve ter palavras como "eu", "ela" ou "meu". "Não escreva no currículo na terceira ou primeira pessoa. O recrutador já entendeu que tudo o que está lá são informações do candidato e de suas experiências", diz Tina Nicolai, coach executiva e fundadora do Resume Writers' Ink.
Se a entrevista é dirigida a um único interlocutor você terá que escolher entre o uso do pronome tú (2ª pessoa) ou usted (3ª pessoa). Em caso de haver mais de um entrevistado, o pronome mais usado é o da 3ª pessoa do plural, ustedes; no entanto, já diz o ditado: "para toda regra há exceção".
Veja abaixo a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos: Eu → meu, minha, meus, minhas. Tu → teu, tua, teus, tuas. Ele → seu, seus sua, suas.
O que significa quando alguém te pergunta qual é o seu pronome?
numa referência à terceira pessoa do discurso, a pessoa de quem se fala. Quando Massafera Fez essa pergunta à celebridade, ele esperava que ela dissesse que seu pronome é ele.
Toque em Editar perfil e, em seguida, em Pronomes. 3. Digite os pronomes e selecione-os entre os resultados mostrados. É possível remover os pronomes selecionados tocando em ao lado de cada pronome escolhido.
Os pronomes pessoais podem ser de caso reto, de caso oblíquo ou de tratamento, e variam de acordo com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e de acordo com o número (singular ou plural). No caso da 3ª pessoa, os pronomes pessoais podem variar em gênero (masculino ou feminino).
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Assim, de modo a tornar ainda mais prática nossa discussão: o pronome “que” pode perfeitamente ser substituído por “as quais”, ou seja: As palavras as quais foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos. Eis aí a conclusão: nesse caso, o “que” atua como pronome relativo.