O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.
O aço maraging é um material notável conhecido por sua resistência excepcional. Esse tipo de aço de alta liga é envelhecido de forma especial para melhorar suas propriedades mecânicas, como resistência à tração e resistência ao impacto.
O aço inox é mais durável e tem uma vida útil maior, exatamente por sua resistência à ferrugem, uma característica menos efetiva no aço carbono. Por ser resultado de uma combinação mais frágil de elementos, o aço carbono tem uma vida útil menor.
O aço 4140 é cromo, molibdênio, aço manganês com boa tenacidade, resistência ao impacto e resistência à fadiga. 1045 aumentou ligeiramente a resistência à tração e os números de força de rendimento do que 1045 como resultado de um teor de carbono ligeiramente maior.
O aço SAE 4140 é um aço ligado para beneficiamento que possui boa temperabilidade, atingindo boa profundidade de camada temperada. Ele é adequado a aplicações severas de fadiga, impacto e tensões a altas temperaturas.
Ainda, é uma liga de boa soldabilidade e pode ser endurecida tanto por cementação quanto por outras formas de tratamento. Assim como o aço ASTM A36, o SAE 1020 é uma liga metálica de baixo carbono e, por isso, tem maior resistência à corrosão se comparado a outros tipos de aço.
No trabalho procuramos apresentar resultados a fim de demonstrar em quais parâmetros de usinagem o aço SAE 8620 obteve melhores resultados comparado ao SAE 1045 obtendo acabamento superficial, tendo em vista que o aço SAE 8620 tem melhor aplicação para cementação e maior resistência mecânica.
A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
O titânio é um material forte e muitas vezes questiona-se porque não poderia ser utilizado na área de construção civil para erguer prédios ou construir pontes impossíveis de ceder. Mas apesar de toda sua resistência, o titânio é “pior” que o aço para este tipo de finalidade.
O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.
Aço de baixo carbono: possuem até 0,30% de teor de carbono, sendo o tipo de aço mais popular no mercado. Isso porque oferece um custo mais baixo e é perfeito para aplicações que permitem baixa resistência à tração e em que isso não é um problema imediato, como vigas, chapas e suportes.
O aço de alto carbono tem densidade de, aproximadamente 7.840 kg/m3, sendo um pouco mais denso do que o ferro fundido. O aço inoxidável é uma liga metálica formada basicamente por ferro e cromo, com baixo teor de carbono. Isso faz o material atingir densidades que ultrapassam os 8.000 kg/m^3.
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
O 52100 também é conhecido por AÇO PRATA CROMADO em forma de BARRAS RETIFICADAS. O Aço SAE-52100 é um Aço Carbono com ampla usabilidade na indústria e na fabricação de objetos de aço do cotidiano.
O SAE 4340 é um aço de elevada temperabilidade e média forjabilidade, porém com baixo nível de soldabilidade. Fabricação de peças de maior porte que necessitam de alta dureza e resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo (trabalho a quente).
Basicamente, o aço sae 8620 é utilizado em componentes mecânicos de uso como; pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, cruzetas, catracas, capas, eixos, coroas, virabrequins, eixos comando, pinos, guia, pinhões, engrenagens em geral.
O CA-50 é um aço laminado a quente, com características que superam as exigências da NBR 7480-2007, criado pelos técnicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas, gerando maior segurança de utilização, além de garantir alta aderência ao concreto. Suas barras são retas e apresentam um comprimento de 12 metros.
O aço 1020 à 1030, pela sua classificação, é macio, o que o torna resistente à ruptura de 45 a 55kg/mm2, com teor de carbono entre 0,15% e 0,30%, também não adquire têmpera, é maleável e fácil de soldar. Esse aço geralmente é aplicado em peças de mecânica em geral.
Têmpera: Austenitizar em temperatura entre 840 – 870ºC. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura e adicionar 1 hora para cada 25 mm adicionais. Resfriar em óleo ou polímero. O resfriamento em polímero conduz a menor variação dimensional e maior homogeneidade microestrutural.