Ângulo agudo: Ângulo cuja medida é maior do que 0 graus e menor do que 90 graus. Ao lado temos um ângulo de 45 graus. Ângulo reto: Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90 graus.
Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro. Ângulo agudo: quando sua medida é um número maior que 0 e menor que 90º.
O ângulo nulo, por sua vez, não possui abertura, ou seja, tem 0°. Ângulo adjacente é definido por semirretas e medidas iguais, porém com marcações em pontos diferentes.
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
O ângulo que mede 180° é chamado de ângulo raso ou de meia volta. Os ângulos têm classificações quanto a sua medida de abertura. Se um ângulo mede 0°, é um ângulo nulo. Se um ângulo tem abertura menor que 90°, é um ângulo agudo.
Denominamos por ângulo a abertura formada por duas semirretas que possuem a mesma origem. A unidade usual de ângulo é o grau (representado por º), por exemplo: 25º: lê-se vinte e cinco graus. 32º: lê-se trinta e dois graus.
Existem três tipos básicos: o agudo, o reto e o obtuso. Observe o exemplo a seguir: O ângulo reto tem medida de 90º graus. O ângulo obtuso tem medida maior que 90º graus.
90 graus (um ângulo reto) é 1/4 de 360, mostrado abaixo como duas retas perpendiculares. É bastante intuitivo para nós pensarmos em ângulos como graus. Por exemplo, o quadrado no diagrama abaixo está rotacionado em 45 graus em torno de seu centro. Porém, as vezes, pode ser melhor especificar nossos ângulos em radianos.
Quando você pega um círculo unitário, a circunferência desse círculo se torna 2(pi). E em tal círculo, o ângulo que um ponto no círculo unitário faz com o eixo X positivo é igual ao comprimento do arco de (1,0). Então pi radianos = 180 graus em trigonometria.
Com isto concluímos que 1 minuto equivale a 60 segundos e que 1/60 do minuto equivale a 1 segundo, assim como 1 hora corresponde a 60 minutos, 2 horas a 120 minutos, 3 horas a 180 minutos e sucessivamente.
Na prática, utilizamos o ângulo para representar “giros”, “aberturas” e “cantos”. A unidade de medida utilizada é o grau (°) e o instrumento de medida utilizado é o transferidor, que pode ser de uma volta completa ou meia volta. Uma volta completa corresponde a 360° e consequentemente, meia volta corresponde a 180°.
Não se sabe ao certo se o conceito da medida de ângulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilização babilônica, adotaram suas frações sexagesimais. Mas os gregos fizeram um estudo sistemático das relações entre ângulos - ou arcos - numa circunferência e os comprimentos de suas cordas.
Agora vamos eliminar as opções. A) Ângulo obtuso e ângulo agudo. Um obtuso mede mais de 90°, e aqui temos exatamente 90°, e um ângulo agudo mede menos de 90° graus, e aqui temos 270°.