Ele já vagava pelos mares durante o surto de peste bubônica em Londres em 1665. O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
Reconhecido pelo Guinness World Records com o animal terrestre mais velho do mundo, a tartaruga Jonathan acaba de completar 191 anos na ilha de Santa Helena. Nesta semana, o animal terrestre vivo mais velho do mundo completou 191 anos.
Molusco bivalve (Arctica islandica) Alguns exemplares desse molusco podem ultrapassar 500 anos. Sua longevidade é atribuída ao crescimento lento e ao metabolismo extremamente baixo. Ele é encontrado em águas frias e profundas do Atlântico Norte.
A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante. Apesar do nome, o tubarão-da-groenlândia não é encontrado apenas na Groenlândia: foi avistado até mesmo no oeste do Caribe.
QUAL O ANIMAL MAIS VELHO DO MUNDO? QUE IDADE ELE TEM???
Qual animal vive até 2 século?
Baleia-da-Groenlândia
A baleia-da-Groenlândia é a única que vive no Ártico durante o ano todo e inclusive, capaz de viver por mais de dois séculos em plena saúde. Essa é uma descoberta muito interessante entre os pesquisadores, já que foi algo inesperado.
O líder do estudo, Julius Nielsen, biólogo na Universidade de Copenhague, concluiu que exemplares da espécie vivem entre 272 e 512 anos de idade — o mais provável é uma expectativa média de vida de 390 anos.
O ciclo de existência do urubu varia de 10 a 30 anos, de acordo com a espécie e as condições do ambiente no qual vive. Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris.
Ele já vagava pelos mares durante o surto de peste bubônica em Londres em 1665. O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
Vaquita. A vaquita é um tipo de toninha descrita como o mamífero marinho mais raro do mundo pelo World Wildlife Fund (WWF). Estimativas recentes afirmam que existem hoje apenas cerca de 10 vivas.
Os ctenóforos foram a primeira linhagem de seres a se ramificar entre os animais. Calcula-se que tenham vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos atrás. Hoje existem perto de cem espécies diferentes desses animais marinhos nadadores.
Cientistas publicaram uma pesquisa que mostra que uma única rã-flecha-dourada pode produzir até 1.900 microgramas desse veneno intenso. Essa espécie é vinte vezes mais tóxica e letal do que outras rãs do gênero Phyllobates.
Para alguns cientistas, o registro mais antigo de vida no planeta são assinaturas químicas que indicam a presença de organismos há cerca de 4 bilhões de anos. Porém, as evidências mais confiáveis são rochas formadas pela ação de microrganismos, mais precisamente pelas cianobactérias.
O único animal imortal do mundo, até onde sabemos, é uma minúscula água-viva. Quase do tamanho da unha de um dedo mindinho, a Turritopsos dohrnii reverte o ciclo de vida ao chegar na idade adulta, retornando à juventude em um círculo interminável.
Coala é o animal mais burro que existe no planeta. Não é nem pelo cérebro de amoeba do gene. que parece um cocô albino, mas sim pela dieta que o senhor yudo aqui escolheu. Os coalas vivem nas florestas de eucalipto da Austrália.
A baleia-da-groenlândia é um mamífero marinho que pode viver mais de 200 anos. Isso porque sua grande massa corporal, seu metabolismo lento e a capacidade de armazenar energia em camadas de gordura permitem resistir a longos períodos sem comida.
O tamanho varia de 25 cm a 70 cm de comprimento, enquanto o peso está entre 60 g e 4 kg. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos. A expectativa de vida é, em média, de 15 anos a 20 anos.
A sabedoria é um dos ingredientes para atingir a longevidade – e a albatroz-de-laysan Wisdom, que com seus 70 anos ostenta o título de ave mais longeva de que se tem registro no mundo, é uma inspiração de sobrevivência em um planeta com cada vez mais ameaças à biodiversidade.
Conhecido como molusco Ming, trata-se de um bivalve islandês cujo nome científico é Arctica islandica. Ele provou ser ainda mais antigo do que se imaginava quando os cientistas o descobriram, em 2006. Na época, os cientistas definiram sua idade em 405 anos.
De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano. O camarão, apesar de seu pequeno tamanho de 6 a 11 centímetros, assemelha-se ao caranguejo-ferradura.
Espécie típica de águas geladas, o tubarão-da-Groenlândia surpreendeu os especialistas ao ser avistado, em novembro de 2023, no Caribe, a milhares de quilômetros de seu habitat natural e numa região de clima bem diferente.