O polvo possui não apenas um, mas três corações. Dois deles trabalham exclusivamente para fazer o sangue passar pelas guelras, onde libera dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O terceiro faz circular esse sangue rico em oxigênio para os órgãos e músculos, dando-lhes energia.
Curiosidades. As minhocas podem construir galerias subterrâneas com 2,5 m de profundidade. Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.
Eles possuem um cérebro central e oito paralelos, um dentro de cada tentáculo – num conjunto que totaliza 500 milhões de neurônios. É a mesma quantidade de um cachorro. Mas os polvos são capazes de algo que nenhum canino faria: pensar com as pernas.
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.
É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.
Alguns crustáceos, lulas e polvos, por exemplo, têm sangue azul devido à hemocianina proteica, substância que contém cobre e transporta o oxigênio no corpo desses animais, diz Stephen Palumbi, biólogo marinho da Universidade de Stanford, nos EUA.
Os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano, com capacidade de aprender a resolver problemas e com memória. Em particular, o polvo gigante chama atenção por possuir nove cérebros.
Dono de 3 corações e 9 cérebros - um central e um em cada tentáculo -, esse inteligente molusco marinho é conhecido pela quantidade de neurônios espalhados ao longo do seu corpo que, ao todo, somam 500 milhões.
As minhocas, que vivem debaixo de terra, tem um fino e longo corpo formado por anéis, podendo o seu tamanho variar entre os poucos centímetros e os dois metros de comprimento. Da mesma forma, há algumas que têm quatro corações e outras podem chegar aos trinta.
Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam.
Os elefantes têm o cérebro maior do que qualquer animal terrestre, fazendo parte da lista de animais mais inteligentes do mundo. Estes mamíferos são seres muito sociáveis e com grandes laços de união entre os membros da manada.
Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.
Principalmente conhecidos pela capacidade de liberar uma tinta quando em fuga, os polvos possuem três mecanismos típicos de defesa: glândulas de tinta, camuflagem e autotomia dos braços. A maioria dos polvos é capaz de liberar uma densa nuvem de tinta, que os ajuda a escapar de predadores.
A lula é decápode, pois possui dez tentáculos. Sua massa visceral é alongada, e seu corpo é envolto pelo manto, que é uma cavidade muscular que se encontra atrás da cabeça das lulas.
Não, os insetos não fazem xixi como nós. “De uma maneira geral, eles eliminam água e ácido úrico com as fezes, quando defecam”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, professor do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP).
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
“Todos os insetos e outros artrópodes (como crustáceos e aracnídeos), têm o coração bem parecido, localizado geralmente no abdômen, podendo atingir também o tórax.
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.
Alguns animais primitivos como os celenterados (água-viva e pólipo) e equinodermas (estrela-do-mar) possuem um sistema nervoso descentralizado sem cérebro, enquanto as esponjas-do-mar não possuem sistema nervoso.
Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma. E sempre foram e são essenciais para a medicina.