Quanto aos apelidos comuns para o nome, é comum que pessoas chamadas Debora sejam apelidadas de Déb, Deby, Debby ou Dedé. Curiosidades sobre o nome Débora: O nome Débora é frequentemente associado à capacidade de liderança e à determinação, características relacionadas à sua origem na figura bíblica.
Era comum nomes hebreus fazerem referência direta a animais. Dessa forma, o nome Débora possui a simbologia da abelha, representando trabalho, senso de justiça, cooperativismo, eficiência e organização.
Quanto aos apelidos comuns para o nome, é comum que pessoas chamadas Debora sejam apelidadas de Déb, Deby, Debby ou Dedé. Curiosidades sobre o nome Débora: O nome Débora é frequentemente associado à capacidade de liderança e à determinação, características relacionadas à sua origem na figura bíblica.
Débora era uma profetisa, uma líder israelita que foi inspirada pelo Senhor. Seu povo tinha parado de guardar os mandamentos do Senhor e os cananeus governavam sobre eles. Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda.
O voc[ábulo], se nos chegou do lat[im] é Débora (em Juízes, V, 1, 7, 12, 15, etc.), se por intermédio do la[im] Déborah, isto é: no primeiro caso é uma forma esdrúxula; no segundo aguda. Acontece que em Portugal e no Brasil é mais corrente Débora, pelo que é esta a aqui preferida. [...].»
Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.
No caso do nome Débora, por exemplo, com acento agudo na letra “e”, o nome ficou famoso na década de oitenta, época em que foram batizadas 102.479 meninas. Algumas das nove variações mais comuns do nome são: “Deborah”, “Deborra”, “Dhebora” e “Bebora”.
Podemos apenas supor que Deus o escolheu porque ele era a melhor pessoa para a tarefa. Da mesma forma, parece que Débora foi a melhor pessoa para a tarefa de liderar Israel em seu tempo, e assim Deus a levantou para salvar Israel de seus inimigos (Juízes 2:18).
O mais incrível de Débora são os títulos que ela recebe na Bíblia: "E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo" (Juízes 4:4).
A origem do nome Débora é do Hebraico Debhoráh e significa a abelha laboriosa. Indica uma pessoa que possui uma força de vontade excecional. Luta com grande determinação para alcançar os seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém revela-se uma companheira doce e amigável.
Ela sentava-se debaixo de uma palmeira e o povo de Israel vinha até ela a fim de que ela os ajudasse a resolver as questões que traziam. Desde sempre judeus em cristãos consideram que ela era casada com um homem chamado Lapidote, baseando-se em Jz 4:4).
Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
Aquela que vence. Feminino de Vítor, ver esse nome. Indica a paixão pela cerimônia e pelo luxo. É próprio de pessoas que sentem atração especial por grandes solenidades, pelos ritos, pelos boatos e pela glória.