Jesus. A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38).
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).
A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.
O único batismo válido hoje em dia é aquele autorizado pelo Senhor para lavar os nossos pecados e nos colocar em comunhão com Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou para nos oferecer a vida (Mateus 28:19-20; Marcos 16:16; Atos 2:38; Gálatas 3:27).
VOCÊ SABIA - QUAL O VERDADEIRO MOTIVO DO BATISMO DE JESUS?
Qual batismo é válido na Igreja Católica?
Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz.
O batismo por imersão simboliza o sepultamento do pecador e o renascimento espiritual da pessoa para uma “novidade de vida” (Romanos 6:4). Pelo batismo, deixamos para trás nossa antiga vida e começamos uma nova vida como discípulos de Jesus Cristo.
Segundo o numeral 1240 do Catecismo da Igreja Católica, a única fórmula válida no Sacramento do Batismo na Igreja Latina é a que é acompanhada pelas palavras “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, depois de pronunciar o nome do catecúmeno.
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. 7 Porém a graça é dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Qual a principal diferença entre o batismo de João é o de Jesus?
Há diferenças entre esses dois batismos. João Batista insistia na água para demonstrar a vinda do messias. O povo precisava passar por uma purificação para receber o enviado de Deus e começar uma nova história. Já o nosso batismo tem relação com a morte e ressurreição de Jesus e seu discipulado.
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Mas João queria impedi-lo, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!” E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu.
Deus mandou Moisés que aspergisse água como símbolo de purificação e por toda a era profética os profetas ensinaram e praticaram a aspersão, porque João mudaria isso? Com certeza não mudou! Os que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a ressurreição de Cristo.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38).
São eles: batismo nas águas, batismo com o Espírito Santo e batismo de fogo. Sobre os tipos de batismos, o Bispo Renato Cardoso, em uma de suas reuniões, no Templo de Salomão, esclareceu as diferenças e em quais momentos da vida cristã eles acontecem.
Qual a diferença entre o batismo da Igreja Católica e da evangélica?
Segundo o rito, imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter, que consagra o batizado ao culto da religião cristã. Nas igrejas evangélicas, não existe uma única interpretação sobre o batismo. A base é a reforma protestante como princípio do livre exame da Bíblia.
O batismo normalmente é ministrado por um sacerdote validamente ordenado, mas em algumas ocasiões, até mesmo um pagão pode batizar. Saiba quais são essas situações extraordinárias e aprenda como batizar uma pessoa em caso de extrema necessidade. Lembre-se, o batismo é a porta de entrada da salvação.
(Atos 16:31). não foram salvos só por que não se batizaram? Portanto, em cada período, pessoas foram salvas sem serem batizadas. Nenhum crente do Antigo Testamento foi batizado, apesar de ter sido salvo e o exemplo mais clássico é o do ladrão na cruz, o qual foi salvo, mas não foi batizado.