Os microrganismos presentes no levain produzem ácidos orgânicos que ajudam a desacelerar a absorção dos açúcares, reduzindo consideravelmente os picos de insulina. Dessa forma, o organismo recebe uma liberação gradual da glicose, prolongando a sensação de saciedade.
Graças aos microrganismos, o sabor do grão é realçado, mais nutrientes são disponibilizados e a digestão é facilitada, uma vez que mais umidade é absorvida pela farinha durante o longo processo de fermentação, quando os microrganismos adiantam para nós o processo de digestão dos nutrientes.
Porque o pão de fermentação natural é mais saudável?
O pão de fermentação natural possui um índice glicêmico baixo, garantindo uma maior saciedade ao consumidor e ajudando no processo de emagrecimento também!
A SUPER ALIMENTAÇÃO consiste em você alimentar o seu levain 3 ou 4 vezes seguidas, de 4 em 4 horas, 1 dia antes de fazer seu pão. Ensinamos essa técnica em nosso curso de panificação online. Usando essa técnica, você terá o seu levain forte o suficiente para fazer pão, sem precisar alimentar o seu levain todos os dias!
A digestão fica mais fácil com pães feitos com a fermentação natural. Mesmo para as pessoas que são sensíveis ao glúten. O fermento natural possui lactobacilos que não são encontrados no fermento biológico. Eles auxiliam na digestão e também são benéficos para a flora intestinal.
Quem tem diabetes pode comer pão de fermentação natural?
Pessoas com alto índice glicêmico podem consumir, porém, com moderação como indica a profissional: “No pão fermentado de forma natural o IG ( índice glicêmico) é mais baixo que o convencional devido a presença dos probióticos produzidos durante a fermentação, reduzindo os frequentes picos de insulina quando há consumo ...
Que características o levain aporta ao resultado final do pão?
Ele aumenta a produção de ácido láctico que dá um volume maior ao pão e menos acidez. O levain firme produz um pão mais ácido, com vida mais longa, massa mais forte e, portanto, com menor extensibilidade.
O levain, também chamado de “massa mãe”, precisa ser guardado na geladeira em pote de vidro levemente fechado. Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água.
Para aqueles que têm intolerância ao glúten, a fermentação natural oferece alguns benefícios notáveis: Redução de Moléculas Grandes: As moléculas de glúten são quebradas em pedaços menores durante a fermentação natural, o que pode diminuir a probabilidade de desencadear uma reação imunológica.
Quando a gente fala que o pão da Nutrella é 100% Natural, é literal: a composição é totalmente sem aditivos químicos e sem conservantes artificiais. Pode conferir o rótulo!
O que é levain? Um fermento levain, também chamado fermento natural levain, ou fermento selvagem, é uma mistura de farinha fresca, água e um pouco de starter (seu agente fermentador).
A maioria dos cheiros vem de bactérias boas, então você pode ter certeza de que seu levain é saudável. Você deve ter cuidado se ele receber cheiros muito fortes e desagradáveis. Se seu levain cheirar a queijo muito forte, vômito ou meias sujas, provavelmente está estragado e não é seguro usar.
Usar farinha integral para alimentar o Levain pode deixá-lo ácido. A farinha que você usa no seu fermento faz uma grande diferença no quão ácido o pão se torna. Segundo o site The True sourdough: “Usar apenas farinha integral no seu pão aumentará a acidez do seu fermento.
Adicione 100g de água (50×2) e 100g de farinha de trigo (50×2). Deixe o levain descansar em temperatura ambiente. As leveduras vão entrar em ação e começar a produzir bolhas de gás carbônico. Quando atingir o dobro de altura, alimente novamente e deixe descansar mais algumas horas.
Acontece que como o fermento vai expandindo a massa e nessa primeira fermentação, nós chegamos a um limite da rede de glúten. Então, se estendermos mais a fermentação a rede de glúten vai ficar fraca. Mas, o fermento ainda tem potencial para se desenvolver e adicionar sabor.
O TESTE DE FLUTUAÇÃO é um recurso utilizado por muitos padeiros caseiros para saber se o fermento está pronto para fazer pão. Para fazer este teste, você pega uma pequena porção do seu fermento e coloca em um copo cheio de água. Se o levain de flutuar, ele está ativo, então pode usar para fazer pão.
Qual a diferença do levain para o fermento de litro?
O levain é feito com uma parte do seu fermento natural. Na verdade, o levain é um pre-fermento para o pão que você vai fazer. Ele vai ser o agente de crescimento (e sabor!) do seu pão.
O termo levain, em francês, se refere a propriedade de levantar a massa, e massa madre, em português, referem-se à propriedade fermentativa da levedura. Outros termos, como sourdough em inglês, sauerteig em alemão, entre outros, relacionam-se ao poder acidificante ligado as suas bactérias.
- use pra fazer pão já, ou guarde na geladeira Validade: na geladeira de 15 a 20poucos dias. Congelado aumenta pra meses. Obs: antes de fazer pão, se programe pra alimentar o levain um dia antes.
A temperatura baixa desacelera o processo de fermentação, mas os lactobacilos continuam trabalhando, liberando mais ácidos – principalmente o ácido acético, que intensifica a acidez e faz com os os aromas se aprofundem.
Alguns alunos nos perguntam qual a proporção ideal para alimentar o levain e viemos explicar como fazemos aqui na Leveda ❤️ Utilizamos a proporção 1:1, ou seja, a quantidade de farinha e de água devem ser iguais, independente da quantidade de levain.