“A perfuração mais profunda já realizada na história mundial ocorreu no fim da década de 1980 na Rússia, na península de Kola, chegando a aproximadamente 12.260 metros”, detalha o professor.
Taam-Ja' tem mais de 420 metros de profundidade, segundo nova pesquisa divulgada nesta semana. Na Península Yucatán, no México, próximo ao Sistema Mesoamericano de Barreira de Corais e rodeado pelas águas do Caribe, está o maior buraco azul do mundo, o Taam-Ja'.
Então, qual será a profundidade máxima que um oceano na Terra pode ter? A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.
O que foi encontrado no buraco mais fundo do mundo?
O Taam-Ja' tem uma forma quase circular que chega a 13.690 m². Na boca do buraco, as características da água mudam de forma significativa. Mas pesquisa também descobriu que, nas camadas de água abaixo dos 400 metros, as condições de temperatura, salinidade e densidade da água voltam a aumentar.
Qual a profundidade máxima que o ser humano já cavou?
Conhecido como “Poço Superprofundo de Kola”, a abertura no solo, com diâmetro em torno de 20 cm, é a entrada principal de uma perfuração que acabou sendo ramificada em vários “braços”: o mais profundo deles, o SG-3, atingiu cerca de 12,2 km de profundidade.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
Qual a profundidade máxima que um ser humano já chegou?
O mergulho mais profundoO TRIESTE. Em 1960, Jacques Piccard e Don Walsh pilotaram o Trieste durante o mergulho até o ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, situado a 10.916 metros de profundidade.
A Fossa das Marianas, ao leste das Filipinas, é o local mais profundo do planeta. Com 10994 metros de profundidade, o Monte Everest, o ponto mais alto do planeta, poderia caber lá e ainda sobrar mais de 2 mil metros. Apesar de ser um lugar inóspito no fundo do oceano, existe vida por lá, em grande maioria unicelular.
Mas é completamente impossível... No entanto, o que se passa no interior da Terra é ainda mais espetacular do que imaginas… A Terra é feita de várias camadas, mais ou menos como um bolo ou um ovo.
Você sabia que o máximo que o homem já conseguiu perfurar na Terra foi 12,2 km? Esse processo demorou 20 anos para ser concluído e não chegou nem perto de atravessar a Terra.
A vantagem de perfurar o fundo do oceano é que ali a crosta terrestre é mais fina; a desvantagem é que as áreas mais finas da crosta geralmente são onde o oceano tem a maior profundidade.
A operação representa um marco na exploração chinesa de terra profunda, proporcionando uma oportunidade sem precedentes para estudar áreas do planeta nas profundezas da superfície. Nas redes sociais, o projeto foi apelidado de “buraco para o inferno”.
Vários estudos mostram que é mais fácil chegar ao manto terrestre por meio de perfurações oceânicas. Estima-se que a crosta embaixo do oceano tenha apenas 7 quilômetros de espessura, contra mais de 70 em solo firme – além de oferecer menos resistência.
O centro da Terra é sólido, com uma aparência possivelmente semelhante à de uma bola de ferro, com altas temperaturas e rotação acelerada. O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km.
O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como “Titanic” e “Avatar”, viu uma paisagem “lunar” no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.
Xenóforos, anfípodos e holothurianos vivem no fundo da Fossa Mariana. Os cientistas estudaram estas criaturas encontradas em imagens de vídeo da expedição James Cameron 2012. Infelizmente, não há muitas evidências para se trabalhar devido aos perigos extremos de explorar as profundezas do oceano.
Atualmente com dados atualizados, só três pessoas exploraram a Fossa das Marianas. Um deles, foi nada menos que o cineasta James Cameron, que mergulhou em um submarino planejado por ele, passando incríveis três horas nas profundezas fotografando.
Os destroços do Titanic estão a cerca de 4 mil metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico, a 740 quilômetros de Newfoundland, uma ilha canadense, de acordo com a Britannica. O navio está dividido em dois, sendo que a proa (frente do transatlântico) é a parte maior e mais intacta do naufrágio.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
As intensas pressões no fundo do oceano tornam um ambiente extremamente difícil de explorar. Embora você não perceba, a pressão do ar empurrando para baixo em seu corpo ao nível do mar é de cerca de 15 libras por polegada quadrada.
Pseudoliparis swirei. O peixe-caracol-das-Marianas transita entre os 6.000 e 8.000 metros de profundidade. É semelhante a um girino, atinge até 28,8 cm de comprimento padrão e 160 g de peso.
A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.
O Oceano Glacial Antártico está situado totalmente no Hemisfério Sul do planeta Terra. É considerado umas das regiões mais frias do mundo. Tem como características principais a sua elevada profundidade e a sua temperatura permanentemente fria.