Qual é o cabimento do agravo interno?

O agravo interno é recurso que o CPC regula em seu art. 1.021. É cabível contra decisões monocráticas proferidas nos Tribunais, e permite que se garanta a colegialidade típica desses órgãos jurisdicionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quando tem cabimento o agravo interno?

Quando é cabível o agravo interno? O agravo interno é cabível sempre que for necessário atacar uma decisão monocrática proferida por um relator de um Tribunal, nos processos que correm em segunda instância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que pode ser alegado em agravo interno?

O agravo interno pode ser interposto sempre que a parte seja prejudicada por uma decisão individual de um membro de órgão de julgamento colegiado, a exemplo de turmas cíveis ou mesmo criminais. Seu objetivo é contrapor os fundamentos apontados pelo desembargador para que o colegiado chegue a uma nova conclusão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em freelaw.work

Qual o requisito essencial para interposição do agravo interno?

REQUISITOS: Na petição de agravo interno o recorrente impugnará especificadamente os fundamentos da decisão agravada, sendo vedado ao relator limitar-se à reprodução dos fundamentos da decisão agravada para julgar improcedente o agravo interno – art. 1.021, §§ 1º e 3º, C.P.C.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cdn.domtotal.com

Quando cabe agravo interno artigo?

259. Contra decisão proferida por Ministro caberá agravo interno para que o respectivo órgão colegiado sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a. § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Agravo Interno | Processo Civil Desenhado

Quando o agravo interno não é conhecido?

Quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada entre um e cinco por cento do valor atualizado da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz a Súmula 182 do STJ?

Fundamentação. I - É dever do agravante infirmar as razões da decisão agravada. Inadmissível o recurso quando não ataca os argumentos em que se embasou a decisão impugnada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

O que vem depois do agravo interno negado?

Não provido o agravo interno, ao recorrente caberá reclamação para o STF ou STJ, nos termos do inciso II, do §5º do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a diferença de agravo regimental e agravo interno?

Segundo o normativo, a classe Agravo Regimental (AgRg) deve ser utilizada em processos de matéria penal e o prazo para interposição é de cinco dias, contados na forma da lei processual penal. Já o Agravo Interno (AgInt) é utilizado nos processos de natureza cível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para interposição do agravo interno?

Voltando ao NCPC de 2015, o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator, e será submetido à análise do respectivo órgão colegiado. O prazo é de 15 (quinze) dias. As regras sobre seu processamento ficam a cargo dos regimentos internos de cada tribunal, nos termos do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Que julga agravo interno?

O julgamento do agravo interno se faz necessariamente pelo órgão colegiado integrado pelo magistrado prolator da decisão monocrática agravada. Não se admite, aqui, o julgamento monocrático pelo relator, nem mesmo nos casos previstos no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Pode juntar provas no agravo interno?

Juntada de documento em Agravo Interno: O art. 435 , caput, do CPC/15 , prevê que é lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem custas no agravo interno?

Não há custas para nenhum dos três tipos de Agravos: Agravo em Recurso Especial, Agravo Regimental ou Agravo Interno, nem para embargos de declaração, conforme Art. 1.023, do Código de Processo Civil, Art. 1.042, § 2º, do Código de Processo Civil e Resolução STJ/GP n. 2/2017.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Pode sustentar agravo interno?

Como regra, não cabe sustentação oral em agravo interno. Todavia, o art. 937, § 3º, prevê que “nos processos de competência originária previstos no inciso VI (ação rescisória, mandado de segurança e reclamação), caberá sustentação oral no agravo interno interposto contra decisão de relator que os extinga”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br

Quando cabe agravo interno no STF?

O art. 1.021, caput, do Código de Processo Civil estatui: “Contra decisão proferida pelo relator caberá agravo interno para o respectivo órgão colegiado, observadas, quanto ao processamento, as regras do regimento interno do tribunal”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Como saber se uma decisão é monocrática?

Monocrática – decisão proferida por apenas um magistrado. É mais comum na 1ª instância, que é formada por juízes, mas pode ocorrer em qualquer instância ou tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando é cabível agravo interno?

Quando é cabível o agravo interno? Cabe agravo interno de toda decisão proferida pelo relator em recurso que será analisado pelo órgão colegiado. Isso quer dizer que a decisão monocrática contraria a própria natureza das decisões de segundo grau, que deveriam ser colegiadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

É permitida a interposição simultânea de agravo interno?

8) É permitida a interposição simultânea de agravo interno (art. 1.021 c/c art. 1.030, § 2º, do CPC) e de agravo em recurso especial (art. 1.042 do CPC) contra decisão negativa do juízo de admissibilidade na origem, por sua dupla fundamentação, o que caracteriza exceção ao princípio da unirrecorribilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scon.stj.jus.br

Quando cabe agravo interno no processo do trabalho?

Cabe agravo interno contra decisão dos Presidentes do Tribunal e das Turmas, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ou de relator, nos termos da legislação processual, no prazo de 8 (oito) dias úteis, pela parte que se considerar prejudicada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Para quem vai a multa do agravo interno?

Dessa forma, a multa processual deverá ser destinada ao recorrente e não ao Fundo de Aparelhamento do Poder Judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

Quanto tempo demora para julgar agravo interno no TST?

O TST estabelece, no Indicador “Índice de Tempo Médio de Julgados (ITMJ)”, um prazo de até 343 dias entre a data da 1ª conclusão e o 1º julgamento do processo. Atualmente o prazo médio do Tribunal é de 485 dias (geral), 312 dias (AIRR) e 683 dias (RR).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Quando a decisão é monocrática?

Pode o Ministro Relator do feito proferir decisão monocrática quando o recurso for intempestivo, manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou contrário à jurisprudência do Tribunal, do STF ou de Tribunal Superior (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em temasselecionados.tse.jus.br

O que diz a súmula 444 do STJ?

444, segundo a qual, in verbis: "É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base." De fato, a mesma ratio decidendi que orientou a edição do entendimento sumular no sentido de que inquéritos e ações penais em curso não podem ser empregados, na primeira fase da dosimetria, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a súmula 608 do STJ?

608 pelo STJ reforça a tese de que a ANS, no exercício de seu poder normativo e regulamentar acerca dos planos e seguros de saúde coletivos - ressalvados, apenas, os de autogestão -, deve observar os ditames do CDC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual o prazo para interpor agravo interno no STJ?

I - O prazo para o agravo regimental no STJ é de cinco dias. É prazo assinado por lei especial que o denomina de simplesmente 'agravo', não sendo aplicada a regra geral do CPC que confere prazo em dobro para a Fazenda Pública — Lei n. 8.038/1990, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br