Qual o correto: vieram ou veio?
Lídia veio passar o fim de semana comigo. (Sujeito simples no singular, o verbo fica no singular.) As amigas de Lídia vieram na segunda-feira. (Sujeito simples no plural, o verbo fica no plural.)Irão vir ou virão?
Vir (futuro do presente do indicativo)Na dúvida, verifique o sentido do verbo, substituindo por enxergar, por exemplo. Se a frase ficar coerente, é virão o correto. Também observe a sílaba tônica: vi-ram é paroxítona e vi-rão é oxítona. O mesmo macete vale para outros verbos: saíram/sairão, pensaram/pensarão etc.
Como se escreve vinhemos ou viemos?
Vimos ou viemos? Verbo “vir”. Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada.Quando vocês vierem ou virem?
O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.AS AVES VIERAM TODAS NO MESMO HORÁRIO (Maracás-BA)
É vieram ou vinheram?
Já do verbo vir, esta relação: eles vieram, quando eu vier. Há muita gente por aí, anel de doutor no dedo, que pronuncia assim: Eles “vinheram”, se ele “vinher”, se eu “vinhesse”.Vai vir ou virá?
O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.Qual o correto: vir ou vim?
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?Quando tu vem ou quando tu vens?
Se usarmos o “tu”, pegamos o presente do indicativo e retiramos o -s: “tu vens” passa a ser “vem (tu)”. Se formos usar o pronome você, formamos o imperativo exatamente como se forma o Presente do Subjuntivo: venha (ele/ela/você).É correto dizer "vão vir"?
A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta. O nosso Camilo Castelo Branco escreveu assim: «Ora, pois, primo Baltazar, parece-me que são horas de vir vindo o jantar.» Mas «vão vir» soa tão mal que… quem for sensível à beleza da Língua não emprega frases desse género.Quando eu te ver ou vê?
Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.É verão ou veram?
O verbo "ver" no modo indicativo no passado é flexionado como "viram" (terceira pessoa do plural), como em "eles viram algo". Já no futuro do indicativo é flexionado como "verão", como em "vocês verão hoje". A palavra "veram" está incorreta e não existe na Língua Portuguesa.Quando ele te vir ou ver?
e na 3. pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.Como se escreve véio ou velho?
velho
- que tem muita idade, idoso.
- antiquado; antigo.
- muito usado.