As alfaces comercializadas na CEASA-DF são classificadas em cinco grupos, sendo: crespa, americana, lisa, romana e mimosa. Imagem 1. Alfaces crespa, americana, lisa, romana e mimosa, respectivamente. A alface do grupo mimosa se assemelha à crespa em alguns aspectos.
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
Substantivo feminino, o nome dessa hortaliça vem do árabe al-khass e, antes de chegar à forma portuguesa atual, passou por "alfaça" e "alfaçe". Nas atuais regras ortográficas, é importante lembrar que cedilha não ocorre antes de E ou I.
A resposta é: o coletivo de laranja é “laranjal”. A palavra “laranjal” designa uma plantação ou um conjunto de laranjeiras, ou seja, árvores que produzem laranjas.
A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça do grupo das raízes tuberosas da família Apiaceae, e considerada um dos vegetais mais consumidos no Brasil, sendo cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.
A quarta temporada do The Masked Singer Brasil chegou ao fim para o Pé de Alface, que teve a sua identidade revelada neste domingo (25). E, por baixo da fantasia, estava o ator Emilio Dantas!
Seu nome científico é Lactuca Sativa, e é uma hortaliça pertencente à família Asterácea, a mesma da chicória, da escarola, do almeirão e da alcachofra. As folhas de alface encontram-se prontas para o consumo quando estão frescas, ou seja, quando possuem a aparência brilhante, firme e sem áreas escuras.
“Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.
O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.
Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
Os mais comuns são: gataria, bando, cambada e bichanada. Apesar da variação, gataria é considerada o substantivo mais indicado. Segundo o dicionário, gataria é o termo que se refere à “grande quantidade de gatos”, “grande quantidade de gatos” e “porção de gatos”.