Pela ação do sifão ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação. Ela deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e banheiro na caixa de gordura.
A caixa de gordura funciona como um recipiente, que na maioria das vezes liga as instalações de água da pia da cozinha, do banheiro, máquina lava-louças (caso haja) e ralos ao esgoto.
Qual a diferença da caixa de esgoto para caixa de gordura?
A caixa de gordura funciona como um filtro, que capta a água residual gordurosa, e envia para a rede pública de esgoto “limpa”, sem gordura. A caixa de inspeção, capta e envia água potável para a residência e funciona como um dispositivo para verificação de problemas na rede hidráulica.
O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto.
A água usada na cozinha flui para a caixa de gordura através de um cano de entrada e depois passa por um filtro para separar a gordura e outros detritos da água. A água limpa é então direcionada para o encanamento principal e a gordura é armazenada na caixa.
É muito importante fazer uma caixa de gordura na instalação de esgoto porque a gordura, quando esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto.
As instalações de esgoto correm, em sua maior parte, por baixo do piso, estando conectadas ao vaso sanitário, ao ralo do banheiro, às pias e “deságuam” na caixa de inspeção, de onde são conduzidas para a rede de esgoto pública.
Por que água da máquina de lavar não pode ir para a caixa de gordura?
Por meio do sifão ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação. Ela deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e de banheiro, por exemplo.
As caixas de gordura previnem entupimentos causados por dejetos provenientes da cozinha, por isso são componentes de grande importância no sistema hidráulico. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.
Cheque com frequência a caixa de gordura do seu esgoto
Para evitar entupimentos e o mau cheiro, faça uma limpeza semestral. Nesse caso, a gordura se solidifica e pode ser retirada com a ajuda de uma concha.
A empresa também reforça, nessa publicação, a obrigatorie- dade da instalação de caixa de gordura sifonada nas pias e pisos de copas e cozinhas. Essa medida evita obstruções na rede de esgoto, além de mau cheiro e a entrada de baratas e ratos na edificação.
Qual a diferença entre caixa de esgoto e caixa de gordura?
Os dois sistemas podem parecer ter a mesma função, mas são completamente diferentes. Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto dos banheiros e área de serviço é ligado a caixa de inspeção e o esgoto da cozinha a caixa de gordura.
O que faço para não deixar acumular gordura na caixa de gordura?
Utilize luvas de borracha e máscara como forma de se proteger contra os micro-organismos acumulados na caixa, além de evitar sujar as mãos com a gordura que fica. Além disso, o cheiro não é tão agradável e a máscara te ajudará a trabalhar melhor!
Refluxo de água: se a água das pias ou ralos começa a retornar ou demora para escoar, esse pode ser um sinal de que a caixa de gordura está cheia ou obstruída.
O que fazer com o esgoto quando não houver rede coletora de esgoto no meu bairro? Deverá ser feito um sistema individual de tratamento (fossa séptica e sumidouro). O ideal é consultar um profissional. Lembramos que não é permitida a construção de sumidouros no passeio público (calçadas).
Seja em instalações residenciais, comerciais ou industriais, os tubos de PVC atendem eficientemente às demandas de sistemas de esgoto. Sua maleabilidade facilita a instalação, enquanto sua capacidade de resistir a temperaturas extremas amplia ainda mais suas demandas.
Deve-se fazer a limpeza da caixa de gordura frequentemente, portanto, ela não poderá em hipótese alguma ser lacrada. Além disso, uma fossa séptica deve possuir um respiro para a saída dos gases gerados durante a decomposição da matéria orgânica. Por isso, ela também nunca poderá ser lacrada.
A água que vem da cozinha, com gordura e óleo, cai dentro da caixa, pelo óleo não se misturar com a água e ser mais leve, todas as partículas de gordura são elevadas até a superfície. A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto.
Para que serve a caixa de gordura nas residências?
No geral, as caixas de gordura são cruciais para manter o bom desempenho das tubulações de esgoto. Portanto, elas promovem a filtragem dos materiais que descem pelos ralos, removendo os resíduos sólidos da água antes que esta chegue na central de tratamento do esgoto.
O melhor jeito de armazenar óleos e gorduras usados é mesmo em garrafas pet. Além de não descartar o óleo também não se descarta a própria embalagem pet. Mas nada de jogar essa garrafa no lixo comum.
Onde jogar a água suja da caixa de gordura? A água suja removida durante a limpeza da caixa de gordura deve ser despejada em um local apropriado, como uma rede de esgoto conectada ao sistema de tratamento de águas residuais da cidade.
Entupimento: O acúmulo excessivo de gordura e resíduos pode levar ao entupimento da caixa. Isso pode resultar em vazamentos e mau cheiro. Mau Cheiro: Quando não limpa regularmente, a caixa de gordura pode exalar odores desagradáveis.