A mandioca é uma raiz, seu nome científico é Manihot esculenta Crantz. A parte leguminosa se desenvolve debaixo da terra, por isso ela é considerada um tubérculo. Seu caule e folhas podem atingir até cinco metros de altura.
VOCÊ SABE IDENTIFICAR O QUE É MANDIOCA BOA E MADIOCA BRAVA ? | canal do abe
Qual grupo alimentar pertence a mandioca?
Cereais, tubérculos e raízes:
Aveia, milho, arroz, farinha e massa (de preferência integrais); batata doce, mandioquinha, inhame, cará e mandioca. Estes são alimentos ricos em carboidratos, que fornecem energia para o organismo.
Já formiga e mosca têm colectivos que lhes são próprios: a formiga faz-se corresponder carreiro, colónia, correição e carreiro, bem como formigame e formigueiro (Dicionário Houaiss); para mosca, temos enxame, moscaréu, moscaria, mosquedo, mosqueiro, nuvem, praga (idem).
O coletivo de baleias é baleal e o de gansos é gansaral. Agora os astrônomos estão se perguntando qual termo seria mais adequado para a entidade mais enigmática do cosmos (via The New York Times) #estadão.
Segundo o Dicionário Aurélio - Século XXI, temos os seguintes termos com uso equivalente: macacaria, bando de macacos e macacada, sendo que este último admite, também, outros sentidos em empregos distintos, como fazer uma macacada = fazer uma imitação ou pantomima.
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
“A Manihot esculenta Crantz é originária da Amazônia, planta já cultivada pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais, com produção de 23 milhões de toneladas de raízes frescas de mandioca e o período da safra é de janeiro a julho”, diz.
A mandioca é uma planta da família Euphorbiaceae, pertencente ao gênero Manihot e espécie Manihot esculenta. O gênero Manihot apresenta 109 espécies, porém apenas a espécie Manihot esculenta tem cultivo com fins comerciais, o que ocorre em mais de 100 países tropicais e subtropicais.
O aipim, a cenoura e a beterraba, por sua vez, são exemplos de legumes classificados como raízes tuberosas. Neles, não há formação de brotos como ocorre no caule, pois a maioria das raízes comercializadas não possui gemas. Já as verduras são plantas herbáceas consumidas, usualmente, sem cozimento.