nome masculino [ Entomologia ] Designação comum aos insectos dípteros de várias espécies. Origem etimológica:mosca + -ito. Colectivo:enxame, nuvem, mosquitada, mosquitama.
O Dicionário de Nomes Coletivos (Lisboa, Ed. Europa-América, 2006), de Fernanda Carrilho, regista os seguintes coletivos de mosquitos: «nuvem (de mosquitos, quando se assemelham à imagem de uma mosca), mosquitada, mosquitama e praga».
O coletivo de cobras pode ser definido como “ninhada” ou “ninho”. E a explicação para esse nome é bastante simples. As cobras, por natureza, são animais solitários. As poucas ocasiões em que é possível encontrar grupos reunidos é durante o acasalamento ou quando a fêmea está incubando seus ovos.
[ Entomologia ] Designação comum aos insectos dípteros de várias espécies. Origem etimológica:mosca + -ito. Colectivo:enxame, nuvem, mosquitada, mosquitama.
Já formiga e mosca têm colectivos que lhes são próprios: a formiga faz-se corresponder carreiro, colónia, correição e carreiro, bem como formigame e formigueiro (Dicionário Houaiss); para mosca, temos enxame, moscaréu, moscaria, mosquedo, mosqueiro, nuvem, praga (idem).
Os mais comuns são: gataria, bando, cambada e bichanada. Apesar da variação, gataria é considerada o substantivo mais indicado. Segundo o dicionário, gataria é o termo que se refere à “grande quantidade de gatos”, “grande quantidade de gatos” e “porção de gatos”.
O coletivo de baleias é baleal e o de gansos é gansaral. Agora os astrônomos estão se perguntando qual termo seria mais adequado para a entidade mais enigmática do cosmos (via The New York Times) #estadão.
Formigame: outro coletivo de formigas; Formigueiro: coletivo de formigas; Gado: coletivo de bois, vacas, touros, ovelhas, cabras ou cavalos de lavoura criados para alimentação ou serviços agrícolas.
Obrigado. Segundo o Dicionário Aurélio - Século XXI, temos os seguintes termos com uso equivalente: macacaria, bando de macacos e macacada, sendo que este último admite, também, outros sentidos em empregos distintos, como fazer uma macacada = fazer uma imitação ou pantomima.
“Capivárias?” Não! Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho. O bicho está sempre acompanhado, em grupos com dezenas de indivíduos.
Na obra que mencionei, não há colectivo de tubarão. Mas como o tubarão é um peixe, poderemos servir-nos do colectivo cardume, que também se usa relativamente aos peixes. Diremos, então, "um cardume de tubarões".