Agora que você sabe qual é o coletivo de cães, vamos nos aprofundar no significado. Segundo o dicionário Michaelis, “matilha” é um substantivo que designa mais que apenas um grupo de cães, mas um coletivo de cães de caça.
Teste de COLETIVOS! Será que você acerta todos? || Prof. Letícia Góes
Qual o coletivo de cobras?
O coletivo de cobras pode ser definido como “ninhada” ou “ninho”. E a explicação para esse nome é bastante simples. As cobras, por natureza, são animais solitários. As poucas ocasiões em que é possível encontrar grupos reunidos é durante o acasalamento ou quando a fêmea está incubando seus ovos.
O nome colectivo de leão é alcatéia, segundo o Dicionário Houaiss (versão Português do Brasil). Ora alcateia (grafia do Português europeu), por extensão de sentido, é uma «manada de quaisquer outros animais ferozes» segundo o mesmo dicionário.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Formigame: outro coletivo de formigas; Formigueiro: coletivo de formigas; Gado: coletivo de bois, vacas, touros, ovelhas, cabras ou cavalos de lavoura criados para alimentação ou serviços agrícolas.
Os substantivos coletivos são a representação de um agrupamento de algo, independentemente do gênero e este inseto também tem um para chamar de seu: panapaná! Esta palavra, ou ainda “panapanã”, é de origem tupi e se refere a uma única borboleta ou a um grupo delas.
Na obra que mencionei, não há colectivo de tubarão. Mas como o tubarão é um peixe, poderemos servir-nos do colectivo cardume, que também se usa relativamente aos peixes. Diremos, então, "um cardume de tubarões".
“Capivárias?” Não! Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho. O bicho está sempre acompanhado, em grupos com dezenas de indivíduos.
O Dicionário Eletrônico Houaiss e o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora registam o substantivo feminino galinhada, chamando-lhe o primeiro «quantidade de galinhas», e o segundo «muitas galinhas». Portanto, galinhada pode ser o colectivo de galinha.
Segundo o Dicionário Aurélio - Século XXI, temos os seguintes termos com uso equivalente: macacaria, bando de macacos e macacada, sendo que este último admite, também, outros sentidos em empregos distintos, como fazer uma macacada = fazer uma imitação ou pantomima.
Ramo, ramalhete e buquê são os principais substantivos coletivos utilizados para indicar um conjunto de flores. Há, contudo, outras palavras que podem ser utilizadas como coletivos de flores: braçada , florada , cacho , tufo , penca e florilégio .
Sociáveis por natureza, o coletivo de cães é matilha, e provavelmente você já viu essa palavra por aí, seja em nome de lojas, comunidades e perfis no Instagram. Os cachorros têm como instinto fazer parte de um grupo, e como hoje são pets, a sua turma são seus donos e família.