Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
(UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem: um conteúdo social, de interesse universal. a noção do progresso da sua época.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".
A arte é compreendida como a atividade ligada à manifestação de ordem estética por parte do ser humano. Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
A Argentina é o segundo maior país da América do Sul, com um extenso litoral a sudeste e fronteiras estabelecidas com Chile, Bolívia, Paraguai, Brasil e Uruguai. A capital argentina é a cidade de Buenos Aires.
Arte é uma atividade humana que se relaciona com as manifestações estéticas, realizadas por artistas ao utilizar as suas emoções, ideias e percepções. Sua principal finalidade é o estímulo a consciência dos espectadores e público.
A Artem surge com um novo conceito de cardiologia para melhorar a qualidade e prolongar a vida das pessoas. Juntamos o que há de mais moderno na Medicina e da Cardiologia com o que há de mais clássico na Medicina. Sejam bem-vindos à Artem Cardiologia.
Desse modo, diz Weitz, o caráter extremamente expansivo e instável da arte torna sua definição logicamente impossível. Se é impossível definir arte, nos termos de uma definição que ofereça critérios suficientes e necessários, então é preciso abandonar o modo como a questão havia sido colocada até então.
Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo. Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva.
Um artista é, de modo geral, uma pessoa envolvida na produção de arte, no fazer artístico criativo. No entanto, essa definição tem variado imensamente ao longo dos séculos e nas diferentes culturas, e seu conceito está diretamente ligado ao conceito de arte, igualmente controverso e variável.
A arte diz muito sobre a pessoa que a produz, por isso ela é dinâmica, viva, única. Através da arte vemos os períodos históricos e o comportamento humano. Sua compreensão é subjetiva, cada pessoa vai entender de uma forma diferente.
Neste último sentido, arte é todo o aperfeiçoamento da inteligência prática (que é voltada para a ação), no tocante à produção de obras que requerem habilidade, perícia, maestria etc. Costuma-se definir arte, em sentido subjetivo, como a reta razão de fazer.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, ...
Mas o que é arte, afinal? Basicamente, a arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, registrar sua história, transmitir sua cultura através de alguns valores estéticos e é também uma forma de comunicação (a arte sempre quer dizer alguma coisa).
A arte surgiu nos primórdios da humanidade e encontrou expressão inicial nas pinturas rupestres e esculturas da Pré-História, revelando a capacidade única dos seres humanos de comunicar emoções e experiências por meio de formas simbólicas.
O que realmente torna a arte arte? - Quora. A manifestação do espírito humano. No fundo, a arte é sempre a expressão da personalidade do artista, e sempre ou quase sempre encontra ressonância em quem entra em contato com ela, quem goza ou compartilha da experiência estética do artista.
A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.
As artes, de um modo geral (incluindo arquitetura, literatura, música, dança, cinema e teatro), e as artes plásticas (escultura, pintura e desenho), de modo especial, referem-se ao desenvolvimento de formas simbólicas, algo que vem sendo praticado pelos seres humanos desde a idade mais remota.
A forma diz respeito a organização ou disposição geral de uma obra de arte. É ela que dá ordem e significado aos elementos da arte, como linha, textura, figura, cor…
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.