A literatura inglesa é a literatura produzida em língua inglesa, não necessariamente na Inglaterra. No entanto, para simplificar, vamos nos reter aqui à literatura produzida no Reino Unido, que teve início com a literatura anglo-saxã, escrita em inglês antigo, marcada pela poesia épica, portanto, de caráter heroico.
Literatura em Língua Inglesa é toda a literatura escrita ou composta em língua inglesa, mesmo que por autores que não são necessariamente da Inglaterra ou outros países cuja língua principal é o inglês (exemplos: Joseph Conrad era polaco, Robert Burns era escocês, James Heller era irlandês, Edgar Allan Poe era ...
Quais são as características da literatura inglesa?
A literatura inglesa teve um início com temas religiosos e acompanhou as mudanças sociais e históricas, passando ao antropocentrismo. Sua história foi marcada por escritores conhecidos e estudados até hoje, como John Milton, Jane Austen, Lord Byron, Walter Scott, Charles Dickens, Virginia Woolf, James Joyce, T. S.
A literatura se faz necessária no ensino de língua inglesa por nos permitir a compreensão do mundo ao nosso redor. Através dos textos de ficção o alunado pode aumentar seus conhecimentos construindo significados e relacionando-os a realidade em que vive.
O poeta londrino Geoffrey Chaucer (1340?-1400) é considerado o “Pai da literatura inglesa” por diversos motivos: o principal deles talvez seja a autoria de obras satíricas como Os Contos de Canterbury (1977 [13862- 1400]) – considerado um dos textos mais representativos da sociedade inglesa medieval3.
A literatura inglesa surgiu com o poema épico Beowulf, escrito no século VIII. Durante o período medieval (500-1500), ela se consolidou por meio das obras de Geoffrey Chaucer, um poeta cujos textos, pelo teor crítico, mostram sinais de uma transição para o renascimento.
Quem foi o principal escritor da literatura inglesa?
1) William Shakespeare
Shakespeare marcou todo um estilo e uma época. Ele escrevia peças de teatros que depois eram comercializadas como livros. Referência no teatro, suas peças são encenadas até hoje em todo o mundo, haja vista Hamlet, Otelo, Romeo e Julieta…
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Quais os autores mais famosos da literatura inglesa?
10 maiores autores americanos e ingleses de todos os tempos
Jane Austen. A obra mais famosa da romancista, sem dúvidas, é Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice), considerado um dos livros mais lidos em todo o mundo. ...
Como a literatura inglesa foi adicionada à literatura brasileira?
O romance inglês foi bastante consumido no Brasil, e de fato, os escritores ingleses como Defoe, Richardson e Fielding contribuíram para o desenvolvimento da prática de leitura de romances em nosso país.
O período romântico na literatura foi representado por expressivas rupturas, ou seja, transformações no plano individual, que culminaram na formação da sociedade da época. Nesse momento surgiram escritores que se consagraram na literatura mundial como Goethe e Lord Byron.
A leitura em inglês é uma habilidade que precisa ser praticada por todas as pessoas que querem aprender o idioma. Afinal, entender bem a gramática e a aplicação correta das palavras em diferentes contextos faz com que seu aprendizado se amplie cada vez mais, e a fluência possa ser alcançada.
Qual a importância dos géneros literários para o estudo da literatura de língua inglesa?
O texto literário, além possibilitar o desenvolvimento da oralidade em língua estrangeira por meio de debates, pode exercer um importante papel na formação de opinião do jovem estudante acerca do mundo e mudar sua forma de enxergar e reagir a ele.
Há três etapas fundamentais em sua evolução: o inglês antigo ou anglo-saxão, que vai do ano 449 ao 1100; o inglês médio, até o ano 1500; e o moderno, com duas etapas: clássica, de 1500 a 1660, e contemporânea, de 1660 a nossos dias.
A literatura é uma arte que tem a palavra como matéria-prima. Os textos literários não são funcionais, apresentam grande subjetividade e também plurissignificação. A literatura mistura sonho e realidade. Literatura é a forma como chamamos a arte da palavra.
O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.
Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.
A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A arte literária tem como funções emocionar, divertir, fazer pensar ou mostrar a realidade. Mas também pode ser também considerada como uma representação real apresentada de uma forma mais poética sem perder a sensatez.
Geoffrey Chaucer, ilustração publicada em c. 1902. Às vezes chamado de pai de literatura inglesa, é atribuído a Chaucer por alguns estudiosos o fato de ter sido o primeiro autor a demonstrar a legitimidade artística do inglês nativo, em vez do francês ou do latim.
Qual a importância do estudo da literatura inglesa?
Através da literatura estrangeira, estudantes e professores são diretamente expostos à sociedade e história do país onde a língua-alvo é falada. Juntamente com o conteúdo de cada livro, há também oportunidades de aprender vocabulário novo e frases idiomáticas utilizadas noutros períodos.