Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Na Antiguidade. Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.
Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
O significado de moral, no sentido filosófico, remete a princípio, valor, regra a que o ser humano está sujeito para bem viver em sociedade. A moral não é algo que está somente nos livros ou nas leis: ela faz parte do seu comportamento cotidiano.
Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade.
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
No dicionário Houaiss, ética (éthos) significa “o conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região”.
A ética, hoje, é compreendida como parte da Filosofia, cuja teoria estuda o comportamen- to moral e relaciona a moral como uma prática, entendida por Cortella (2007, p. 103) como o “exercício das condutas”.
A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) está participando, como gestora do Cinturão Digital do Ceará (CDC), do processo de transformação digital dos serviços do Governo do Ceará. A ideia é elevar a eficiência da administração pública e a qualidade das entregas para os cidadãos.
Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Ferreira (2008, p. 383) define ética como: “Conjunto de normas e princípios que norteiam boa conduta do ser humano”.
Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.
Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.
A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.
Segundo o Cambridge Dictionary, ética significa, na tradução: o estudo do que é moralmente certo e errado, ou um conjunto de crenças sobre o que é moralmente certo e errado. Trata-se de uma área da filosofia que estuda a moralidade e as escolhas que fazemos como indivíduos e também como sociedade.
62), “ética é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade”. A ética, então, pode ser o regimento, a lei do que seja ato moral, o controle de qualidade da moral.