Balas, batidas, cereja em calda, coberturas e xaropes para gelados comestíveis, cobertura para bolos, geleia, iogurtes aromatizados, néctares de frutas, produtos de confeitaria, sobremesas, produtos cárneos e embutidos, sucos de frutas, bebida lactea, etc.
A cor caramelo também pode ser obtida a partir da mistura de corantes naturais, como por exemplo, extrato de beterraba e beta-caroteno, porém a indústria alega que o seu uso não é vantajoso do ponto de vista econômico.
O Guaraná Antarctica anunciou nesta quinta-feira (5) o Natu, nova variante do refrigerante que promete uma versão feita somente com ingredientes naturais e sem qualquer presença de açúcar, corantes artificiais, conservantes e até sódio em sua fórmula.
O Bordeaux S (INS 123) também conhecido como Amaranto é um corante artificial que confere cor vermelha aos alimentos que é proibido em vários países, como por exemplo Estados Unidos, Áustria, Noruega e Rússia, mas é permitido no Brasil.
1 – Urucum: Extraído da semente da “Bixa Orellana”, uma árvore nativa da América tropical, esse fruto de cor avermelhada, por ser rico em carotenoides, ajuda a proteger a visão contra a degeneração macular. Ele também é rico em cálcio que proporciona ossos fortes evitando doenças como a osteoporose.
Entre os corantes, os maiores responsáveis por efeitos adversos são os artificiais. Para o corante Tartrazina, por exemplo, os relatos são de reações semelhantes a alérgicas, podendo causar urticária e/ou angiodema, que são dose-dependentes.
Um dos corantes mais utilizados na indústria de alimentos é o carmim, que é feito a partir de insetos esmagados! Este pigmento alimentar é extraído de insetos conhecidos como cochonilhas e é referido como ácido carmínico ou simplesmente carmim.
Ao analisar a lista de ingredientes da rotulagem de alguns refrigerantes do mercado brasileiro a Proteste Associação de Consumidores encontrou o caramelo IV também no Guaraná das marcas Antarctica, Kuat e Schin.
De forma geral, os alimentos que mais contribuem para a ingestão dos corantes artificiais estão nas seguintes categorias: “sucos/refrescos/sucos em pó reconstituídos”, “refrigerantes”, “outras bebidas não alcoólicas”, „bebidas destiladas”, “outros doces”, “iogurtes”, “chocolates” e “sorvete/picolé”.
Mesmo entre os produtos naturais pode haver aqueles que fazem mal. É o caso do carmim, também conhecido como cochonilha ou vermelho natural 4. Ele traz sintomas de alergia em algumas pessoas, como inchaço facial, chiado no peito, erupções cutâneas e complicações intestinais.
Art. 7º As lacas insolúveis de bário, estrôncio e zircônio, sais e pigmentos dessas substâncias corantes também devem ser permitidos, sempre que seja comprovada sua insolubilidade através de teste apropriado.
Para evitar sintomas de reação alérgica a corantes, é importante dar preferência a alimentos frescos, como carne, peixe ou frango frescos, e naturais como frutas, verduras ou legumes, pois esses produtos não contêm corantes.
Quanto a rotulagem, a RDC n° 259/2002 da Anvisa/MS determina que os aditivos alimentares devem ser declarados com seu nome completo ou seu número de INS (Sistema Internacional de Numeração, Codex Alimentarius FAO/OMS).
O corante alimentar usado no experimento é o tartrazina, também conhecido como Amarelo No. 5. Ele é comumente usado para dar cor amarela a uma variedade de produtos, incluindo o salgadinho Doritos, o refrigerante Mountain Dew e o clássico M&Ms.
Ele pode ser natural (INS 150a) – obtido pelo simples aquecimento de açúcares em temperatura acima do ponto de fusão; ou sintético orgânico idêntico ao natural (INS 105b, 150c, 150d), obtidos pela adição de outras substâncias.
Cor amarelo crepúsculo, (INS 110), cor amarelo tartrazina (INS 102). NÃO CONTÉM, GLÚTEN. ALÉRGICOS: PODE CONTER DERIVADOS DE SOJA, LEITE E OVOS. PODE CONTER TRAÇOS DE CORANTE AMARELO TARTRAZINA.
A quantidade de corante Caramelo IV presente na Coca‑Cola é segura e de acordo com a legislação dos diversos países em que é comercializado, independentemente da quantidade de 4-Metil-Imidazol (4-MI).
Água, Sacarose, Glicose, Cloreto De Sódio, Citrato De Sódio, Fosfato De Potássio Monobásico, Acidulante Ácido Cítrico, Aromatizante E Corantes Artificiais: Tartrazina e Amarelo Crepúsculo FCF.