Qual é o correto: assistir ao filme ou assistir o filme?
O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!
Já quando estamos falando de assistir algo, no sentido de observar alguma coisa acontecer, precisamos adicionar uma preposição. Por isso, quando falamos que vamos assistir ao jogo do Flamengo, precisamos pronunciar a preposição “a”, junta do artigo “o”.
Com o significado de “ver, presenciar, estar presente, observar, acompanhar com atenção”, ele é transitivo indireto, com complemento preposicionado: Vamos assistir aos jogos de tênis. Assistimos a uma conferência de nível internacional.
Qual o correto: assistir o filme ou assistir ao filme?
O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo!
A dúvida é: O espetáculo agradou o ou ao público que compareceu ao Canecão? A resposta é: O espetáculo agradou ao público que compareceu ao Canecão. O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.”
Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
O verbo “assistir” admite mais de uma regência, que depende do sentido expresso e das relações estabelecidas com outros termos na oração. Ouça o texto abaixo! Analisando o significado do verbo em destaque nas orações abaixo: (1) Todos assistiram ao filme de Elizabeth Taylor.
O filme pode nos alegrar, entristecer, e até mesmo nos levar a pensar sobre a realidade social, para além da sua representação. Podemos discuti-lo de um ponto de vista estético, simbólico e da poesia presente nas imagens, diálogos e trilha sonora.
É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto. (preposição a + artigo o) e Ele vai à escola.
A primeira forma de se utilizar o verbo assistir diz respeito a prestar socorro a alguém. Um médico, por exemplo, ao atender uma vítima de acidente, está assistindo o paciente, oferecendo ajuda, cuidado de suas feridas. Outra maneira de se utilizar o verbo é com o sentido de observar algo que está acontecendo.
Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.
Assim sendo, a frase assistir ao filme é considerada a mais correcta. No português do Brasil, é possível encontrar usos deste verbo, neste sentido, como transitivo directo, pelo que a frase assistir o filme é muito frequente, apesar de não ser considerada preferencial por dicionários e gramáticas.
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.