Os mapas mais antigos do Brasil adotavam o DATUM planimétrico Córrego Alegre, que utiliza o elipsóide de Hayford. Mais recentemente passou a ser utilizado como referência o DATUM SAD-69 que utiliza o elipsóide de referência 1967, mas o DATUM oficial brasileiro é o SIRGAS 2000.
O georrefenciamento, os dados gerados através de levantamentos topográficos, geodésicos e por sensoriamento remoto, que têm como base o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), servem como uma fonte de informações e dados para uma série de aplicações na agricultura.
Desde que o sistema SIRGAS 2000 foi implementado no Brasil, ele substituiu o datum SAD69 e o Córrego Alegre (topocêntricos), implicando em uma padronização em todo e qualquer levantamento realizado em território nacional.
Qual a diferença do sistema WGS84 para o SIRGAS2000?
O SIRGAS usa a posicao instantanea em que o Polo estava no ano 2000; O WGS84 teve sua realizacao no polo em 1984. Houve uma revisao do WGS em 2004, com pequenas diferencas, significativas apenas para pesquisas cientificas ou altissima precisao, como mares terrestres, deslocamentos de placas tectonicas...
(SIRGAS), EM SUA REALIZAÇÃO DE 2000,4 (SIRGAS2000)
Este sistema de referência é definido a partir da adoção de uma figura geométrica representativa da superfície terrestre, posicionada no espaço, o que permite a localização única de cada ponto da superfície em função de suas coordenadas tridimensionais.
O SIRGAS2000 (Sistema de Referencia Geocêntrico para as Américas) foi oficializado como novo referencial geodésico para o SGB (Sistema Geodésico Brasileiro) em fevereiro de 2005, conforme publicação da resolução 01/2005 do IBGE (Fundação Instituto de Geografia e Estatística).
Qual(is) a(s) diferença(s) entre o SAD69 e o SIRGAS2000? São sistemas de concepção diferente. Enquanto a definição/ orientação do SAD69 é topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre, a definição/orientação do SIRGAS2000 é geocêntrica.
Como saber se as coordenadas estão em SIRGAS 2000?
Entre no site do IBGE em http://goo.gl/JCkS9g, onde são listadas para a PPTE as coordenadas geodésicas (Latitude, Longitude, Altitude Elipsoidal, Altitude Ortométrica), as coordenadas cartesianas (X,Y,Z) e as coordenadas planas (E,N), todas referenciadas ao Sirgas2000 (Época 2000,4), portanto, compatíveis com o Google ...
O novo sistema geodésico mundial foi denominado datum WGS84. O mesmo é um datum geocêntrico que possui como elipsoide de referência o GRS80. Na realidade, todos os componentes do datum wgs84 são atualizados regularmente. Sendo que revisões foram feitas em 1997, 2004, 2014 e 2020.
Na Cartografia e na Geodésia os datums são divididos em dois tipos: Datum Horizontal ou Planimétrico e Datum Vertical ou Altimétrico. Datum Horizontal ou Planimétrico: utilizado como referência para a determinação das coordenadas geodésicas latitude e longitude.
Em geral, para projetos conduzidos em território brasileiro, devemos quase sempre optar entre o Datum WGS84 e o Datum SIRGAS2000. WGS84 é um datum global utilizado para representar qualquer parte do globo terrestre.
Somente depois que o IBGE deu início à sua Rede de Nivelamento de Precisão, é que foi adotado o nível médio do mar referido ao Marégrafo de Torres, RS, como o primeiro Datum Altimétrico Brasileiro. Em 1958, ele foi substituído pelo Marégrafo de Imbituba, SC, que prevalece até hoje.
A maioria dos mapas dos serviços cartográficos nos EUA utilizam o datum CONUS NAD-27 que usa os modelos matemáticos e uma projecção de cones de Clarke de 1866. Mapas posteriores utilizam o datum NAD-83 e usam a projecção UTM do centro da terra.
O SIRGAS 2000 é um sistema de referência geodésico resultante do levantamento de dados realizado por uma rede de estações GNSS de alta precisão distribuídas em todo o continente americano.
SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é um sistema de referência geodésico resultado do levantamento de dados realizado por uma rede de estações GNSS de alta precisão distribuídos pelo continente.
Um Sistema Geodésico de Referência (SGR), do ponto de vista prático, permite que se faça a localização espacial de qualquer feição sobre a superfície terrestre. O SGR é definido a partir da adoção de um elipsóide de referência, posicionado e orientado em relação à superfície terrestre.
A Projeção Azimutal tem como ponto de referência o Polo Sul ou Norte, normalmente o Norte. Essa é a projeção mais usada na atualidade, ela não causa deformações nas formas, porém não preserva nenhuma propriedade de conformidade.
A projeção de Robinson é conhecida por ser a mais utilizada nos livros e atlas atuais. Ouça o texto abaixo! A Projeção Cartográfica de Robinson é uma projeção cilíndrica afilática elaborada pelo cartógrafo e geógrafo norte-americano Arthur Robinson (1915-2004) na década de 1960.
É considerada a projeção mais utilizada em geoprocessamento no Brasil?
A projeção utilizada no mapeamento sistemático do Brasil, que compreende a elaboração de cartas topográficas desde 1955, é a Universal Transversa de Mercator (UTM) (Figura 7), consequentemente é a projeção mais utilizada em geoprocessamento no país.
Para converter dados de SAD 69 para SIRGAS2000 devemos criar um método de transformação. SIRGAS2000; ➢ SAD96_003. GSB- grid de transformação entre os sistemas SAD69 1996 e SIRGAS2000.
A Google utiliza informações espaciais que são armazenadas como WGS84 e projetadas para WGS84 (EPSG: 4326) para o Google Earth e Pseudo Mercator (EPSG: 3857) para o Google Maps (GOOGLE INC., 2013).
Qual deles Tornou-se o último Datum oficial desde de fevereiro de 2015?
possibilita a obtenção de coordenadas com maior acurácia posicional horizontal para as Américas. Contudo, o SAD69 (South American Datum) continua a ser o sistema geodésico que possibilita a obtenção de coordenadas com maior acurácia vertical.