Segundo registro bíblico, Leviatã é um monstro feroz descrito no livro de Jó do Velho Testamento. Na idade média, a igreja católica considerava Leviatã, um demônio representante do 5º pecado; o pecado da INVEJA.
No Livro de Isaías (capítulo 27), o Leviatã é descrito como uma serpente marinha, longa, forte, tortuosa e veloz. A origem histórico-mitológica de tais animais descritos na Bíblia é uma questão um tanto obscura.
Aparece também mencionado na Bíblia como um ser que causa catástrofes e possui várias formas: pode ser dotado de muitas cabeças (conforme um selo encontrado em Tell Asmar, que o apresenta com sete cabeças), similar a um crocodilo (outro significado da palavra "liwyatan" que aparece na Bíblia), a uma baleia ou a uma ...
Portanto, podemos considerar o Leviatã um ser mitológico, presente em diversas culturas, que o próprio Deus usou para ilustrar o agir de forças inimigas do povo de Deus.
Na mitologia fenícia, o Leviatã apresenta-se como um monstro marinho de sete cabeças que representa as forças maléficas. Segundo a mitologia babilônica, o Leviatã representa o mar e foi vencido e submetido a Deus. Na mitologia bíblica, o Leviatã é o rei dos soberbos.
Porém, segundo afirma a escatologia judaica no fim dos tempos, “Gabriel será chamado para matar o Leviatã, mas não logrará fazê-lo, então Deus ordenará que o Behemoth entre na batalha, tal luta resultará na morte dos dois monstros”.
Isaías 27:1-13 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Naquele dia, o SENHOR pegará a espada, a sua espada enorme, forte e pesada, e ferirá o monstro Leviatã, a serpente que se torce e se enrola; o SENHOR matará o monstro que vive no mar.
Bem, o profeta Isaías diz que o dia do Senhor chegará, quando Ele, o Senhor, castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar (Is. 27:1).
Salmos 104:25-27 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Ali está o mar imenso, enorme, onde vivem animais grandes e pequenos, tantos, que não podem ser contados. No mar passam os navios, e nele brinca Leviatã, o monstro marinho que tu criaste.
"O maior inimigo do Leviathan é o Behemoth, que representa as potências terrestres. O Behemoth tenta despedaçar o Leviathan com seus chifres, enquanto o Leviathan sufoca a boca e a garganta do Behemoth com suas barbatanas natatórias e o mata.
O Leviatã, segundo Hobbes, representa o poder soberano que emana do contrato social. Ele é a personificação da autoridade suprema, detendo o monopólio do uso legítimo da força e sendo capaz de impor a ordem na sociedade.
É um poder cinético e totalmente elemental. O filho de Leviatã é capaz de manipular plenamente a água, podendo simplesmente gerá-la a partir do nada e controlar seu fluxo, usando-a como base para diversas formas de utilização, como formar grandes ondas, voar e até mesmo criar construtos.
Quando o Leviatã espirra, saem faíscas; os seus olhos brilham como o sol ao amanhecer. A sua boca lança chamas, e dela saltam faíscas de fogo. O seu nariz solta fumaça, como a de galhos que queimam debaixo de uma panela. O seu sopro acende o fogo, e da sua boca saem chamas.
Na Bíblia, o Leviatã é uma criatura mencionada no Livro de Jó e no Livro de Salmos. Ele é descrito como um monstro marinho de proporções gigantescas e alguns poderes, e simboliza o caos e a força indomável da natureza. Seu nome deriva da palavra hebraica “liwyatan”, que significa “torção” ou “enrolamento”.
Na crença judaica, o Leviatã (também chamado de dragão em Ezequiel 29.3 e de crocodilo em Ezequiel 32.2) simboliza um poder contrário ao de Deus que, segundo o cristianismo, deverá sucumbir no Juízo Final.).
Em Jó 41, por exemplo, o Leviatã é descrito como um monstro incontrolável, que só pode ser derrotado por Deus. “Não há sobre a terra quem se lhe compare, feito para nada temor” (Jó 41:33).
Fraquezas. Osso de um Mortal Justo Banhado no Sangue de Três Caídos: de acordo com a Palavra de Deus, o osso de um mortal justo (tão bom e leve como o Leviatã estão com fome e escuro) lavado nas três sangues dos Derrotados (um anjo caído , o rei do inferno e um alfa) é a única maneira de matar o Leviatã.
Osso de um Mortal Justo Banhado no Sangue de Três Caídos: de acordo com a Palavra de Deus, o osso de um mortal justo (tão bom e leve como o Leviatã estão com fome e escuro) lavado nas três sangues dos Derrotados (um anjo caído , o rei do inferno e um alfa) é a única maneira de matar o Leviatã.
A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência. Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora.
apesar da Bíblia. não fornecer um tamanho exato para o Leviatã, algumas interpretações. sugerem que ele poderia ser tão grande quanto um navio. ou até mesmo uma ilha inteira.
Seu desaparecimento foi certamente provocado por um episódio de resfriamento no fim do Mioceno, que acabou em uma diminuição nas populações de alimentos. A formação onde a baleia foi descoberta também conservou uma enorme assembléia de vida marinha, como tubarões e mamíferos marinhos.