O substantivo derivado de folha são palavras que tem sua origem a partir da palavra “folha”, nesse caso, são substantivos derivados as palavras: folhagem, folhetim, folheto e folhinha.
Uma palavra primitiva pode originar várias palavras derivadas. Temos como exemplo: vidro (palavra primitiva): vidraça, vidreiro e vidrinho (todas as três palavras substantivas são formações de derivação sufixal de vidro).
Substantivos derivados, como o nome indica, são palavras que derivam de substantivos comuns, chamados de primitivos, seja pela adição de algumas letras ou de sílabas inteiras. No caso do papel, os substantivos derivados podem ser papeleta, papelaria, papiro e papelão.
Estas palavras são formadas pelos processos de derivação ou de composição e estão relacionadas etimológica e morfologicamente com o seu radical. Palavras que pertençam à familia da palavra carro podem ser, por exemplo, carreta e carroça.
Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra.