– frio evoluiu por via popular do latim frigus, frigŏris, «frio»; – frigorífico é uma adaptação muito mais recente do latim frigorificus, «o que faz frio». Outras palavras da mesma família: esfriar, frialdade, frieza, frígido, refrigerar, resfriado.
Significado de Frio substantivo masculino Cuja temperatura é baixa; que expressa ou parece possuir uma temperatura mais baixa do que a corporal. Estação em que a temperatura é mais baixa; o inverno: o frio está chegando.
CALOR – do Latim calor (acento no “A”), “qualidade do que é quente, calor”. Daí derivou caldus, “quente”. Em nosso idioma, essa acepção passou a ter a forma “cálido”; o outro derivado, “caldo”, acabou virando o nome de um determinado prato.
Um substantivo derivado é um substantivo que é formado a partir de outro substantivo, adjetivo ou verbo, acrescentando um sufixo ou prefixo. Por exemplo, o substantivo "amoroso" é derivado do adjetivo "amoroso", que é derivado do verbo "amar".
Os sufixos mais usuais para formar o diminutivo de frio são -zinho e -inho, que dão origem às palavras friozinho e friinho. Outros sufixos diminutivos menos comuns que se podem associar a esta palavra são -zito (friozito), -ito (friito) e -zeco (friozeco).
Já calor e frio (= frieza) são atributos, da mesma forma que amor, tristeza, alegria, saudade, brancura, consolo, maciez, pobreza e admiração, todos substantivos abstratos.
Frio também é um adjectivo que se utiliza em sentido figurado. Uma pessoa fria é uma pessoa que mostra indiferença, desapego ou desinteresse por algo ou alguém: “O Manuel é um homem frio: nunca demonstra as suas emoções”, “Estou arrependida, acho que fui demasiado fria com ele”.