Obrigada. Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro.
Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra.
As palavras pegada, pedestre, apear, pedicuro ligam-se histórica e morfologicamente a pé e são, por isso, da mesma família de palavras. Pegada (com e aberto na primeira sílaba) evoluiu de pedicata, derivado de pes, pedis, «pé» em latim. Pedestre vem do latim pedestris, «que vai a pé», também derivado de pes, pedis.
Do latim vulgar arenarius, 'lugar onde há areia'. Existem os derivados Areais, Areal, Arealva (de areia alva), Areão, Areeira, Areeiros, Areia, Areias, Arenal, Arenosa, Areões, Areosa, Arneira, Arneirão, Arneiro, Arneirões e Arneiros, todos eles muito comuns no nosso País.
Relativamente à palavra lixo, pode considerar-se como palavras da sua família as palavras lixoso, lixeira, lixeiro e lixento. Também se pode considerar a palavra composta caixote do lixo como pertencente à família de lixo.
Uma palavra primitiva pode originar várias palavras derivadas. Temos como exemplo: vidro (palavra primitiva): vidraça, vidreiro e vidrinho (todas as três palavras substantivas são formações de derivação sufixal de vidro).