Prepare-se para um momento de renovação e avivamento na CONVENÇÃO NACIONAL DAS IGREJAS CASA DA BÊNÇÃO com o tema A Grande Colheita. Acontecerá de 24 a 27 de julho em Brasília.
Entre os sacramentais figuram, em primeiro lugar, as bênçãos (de pessoas, da mesa, de objectos e lugares). Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons. Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus Pai, «com toda a espécie de bênçãos espirituais» (Ef 1, 3).
Uma bênção pode ser dada por meio de um gesto (imposição de mãos, sinal da cruz, água benta, entre outros) e pela palavra, com uma oração particular segundo as circunstâncias. Eis alguns exemplos de bênçãos e orações para pedir a bênção de Deus. Etimologicamente, abençoar é “fazer bem”.
A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa,o coração do homem pode responder bendizendo Aquele que é a fonte de toda a bênção» (CIC 2626).
Programa Manhã de luz com Pe. Alex Nogueira – 20/10/2024
Para quem devemos pedir a bênção?
Um costume antigo de muitas famílias é sempre pedir a bênção para os pais, tios, avós e padrinhos ao acordar, dormir e antes de sair de casa. Para muitos, isso pode parecer ultrapassado, mas é preciso ter um olhar espiritual para algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante para quem dá e recebe a bênção.
No dia 03 de fevereiro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Brás, que foi médico, bispo e mártir. A devoção a esse santo começou a partir das várias curas de males na garganta realizadas por sua intercessão.
Geralmente, é associada a desejos de proteção, prosperidade, felicidade, saúde e bem-estar. Por exemplo: "Desejo muitas bênçãos em sua vida" ou "Receba as bênçãos do Universo". No entanto, a grafia "benção", sem acento, está presente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e em dicionários de português.
Portanto, onde houver falta de diáconos, sacerdotes ou bispos, os leigos e os irmãos leigos, desde que devidamente preparados, podem dar a bênção às pessoas ou coisas de devoção popular, porque estes sacramentais independem, em sua origem da ordem sagrada e de seus ministros ordenados.
Quem pode ser benzido e quem pode se tornar benzedor? Qualquer um pode se benzer. Já o principal pré-requisito para se tornar benzedor é ter fé. Não necessariamente religiosa, mas fé de que algo maior que você orienta sua ação no sentido do amor e do bem-querer.
"Senhor Jesus Cristo, eu (seu nome completo) coloco a minha casa, minha família (diga o primeiro nome de cada familiar) todos os que moram comigo, sob a proteção do vosso Sangue Precioso. Protegei esta casa de assaltos, incêndios, violência, calúnia, difamação, maldição, mau olhado e de todo mal.
Como abençoar sua casa na solenidade da Epifania de 2024?
Por cima da porta de casa, do lado exterior, o pai/provedor(a) escreve com giz, abençoado pelo sacerdote, o seguinte: 20*C+M+B+24. O 20 e o 24 representam 2024, o ano em que nos encontramos. O C M B representam Christus Mansionem Benedicat – Cristo Abençoe esta Casa, e cada letra é intercalada com uma cruz.
Muito simples. Borrife todos os dias a água benta nos ambientes, começando pelo fundo do imóvel. Passe borrifando os cantos, paredes e portas, e termine na porta de entrada. Borrife também a porta de entrada pelo lado de fora.
No ritual, algumas ações peculiares como a inscrição na parte exterior da porta da casa com os dizeres “20+C+M+B+24”, onde o 20 e o 24 representam o ano 2024, o ano em que nos encontramos. O C M B são as iniciais de Christus Mansionem Benedicat [Cristo Abençoe esta Casa]. Cada letra é intercalada com uma cruz.
A bênção exprime o movimento de fundo da oração; é o encontro de Deus e do homem; nela o dom de Deus e a acolhida do homem se chamam e se unem. A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode bendizer Aquele que é a fonte de toda bênção.
Tradição católica em ser abençoado por pais, padrinhos e avós traz harmonia, paz e proteção para quem amamos. “Bença pai, bença mãe!” Um costume antigo de muitas famílias é sempre pedir a bênção para nossos pais, tios, avós, padrinhos ao acordar, dormir, antes de sair de casa e para diversas situações.
No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.
Hoje, dia 11 de julho, a Igreja Católica celebra o DIA DE SÃO BENTO, considerado “o pai dos monges” e padroeiro da Europa. Fundador da Ordem dos Beneditinos, ele é conhecido pelo pode de afastar maldições e feitiçarias.
O correto é 'bênção'. Então 'bença' é errado?” (Rafael Martins) “Bença”, a palavra que intriga Rafael, está dicionarizada, mas isso não quer dizer que se possa sair a usá-la por aí […] “Bença”, a palavra que intriga Rafael, está dicionarizada, mas isso não quer dizer que se possa sair a usá-la por aí sem restrições.
Desejar e pedir “Deus te abençoe” é desejar o que há de melhor na vida de alguém. A bênção nos abre e nos prepara para as maravilhas dos planos de Deus, como nos relata São Paulo: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo” (Ef 1,3-4).