🙏🏼Você sabia que hoje se comemora o orixá da justiça, dos raios e dos trovões? Nas religiões de matriz africana, é dia de festa, quando seus filhos celebram o senhor do fogo oculto.
Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas. Ao solicitar justiça para ele, é importante lembrar que o machado corta para os dois lados e, antes de sua lei agir contra o outro, olhará primeiro para você e seus atos.
Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.
Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.
Xangô, o Orixá do trovão, raios, e senhor da justiça, tem como um dos seus símbolos o leão. Este animal simboliza a força, a coragem e a invencibilidade de Xangô.
O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas. As pessoas que vibram na mesma sintonia desse orixá são misteriosas, cumpridores da lei e conhecidos pela fama de namoradeiros.
Os filhos de Xangô são conhecidos por terem um grande senso de justiça, por isso, detestam injustiças de todas as naturezas. Fala-se que os filhos de Xangô, muitas vezes, se posicionam de maneira incisiva contra situações injustas, tanto em relação a eles quanto a outras pessoas.
Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
Bravo e conquistador, Xangô é conhecido como o orixá mais vaidoso entre os orixás masculinos. Ele gosta do luxo dos palácios, do dourado das jóias, do vermelho dos veludos. É soberbo, ambicioso, faz o que quer, é ousado, é quente. Rei que coroou a si próprio, amado, respeitado e temido por todos.
Qual é o dia da semana que acende vela para Xangô?
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
Na data é comemorado o dia de São João Batista e também de Xangô. Conhecido como “santo festeiro”, São João é apontado pelo catolicismo como parente de Jesus. Ele teria previsto a chegada de Cristo e o identificado como filho de Deus.
Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu ...
Ou seja, ao mesmo tempo, ele é um e vários, porque Xangô tem as características de Xangô, mas Xangô Agodô, mesmo com as características de Xangô, é um Xangô mais velho, então ele tem características que trazem a velhice de Xangô. Da mesma forma, o Aganju é um Xangô mais novo, ele é um rei, um soberano.
Obá é palavra da língua iorubá que designa rei. Obá é também um dos epítetos do orixá Xangô (não confundir Obá, rei, soberano ( oba ), com o orixá Obá ( Òbà ), que é uma das esposas de Xangô).